A natureza do Serviço Social nos cuidados paliativos

Uma perspectiva crítica e dialética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/principios.2675-6609.2025.171.012

Palavras-chave:

Serviço Social, Cuidados Paliativos, Dor Social, Dignidade Humana

Resumo

Desnudar a concepção do serviço social em uma perspectiva crítica acerca da filosofia universalmente aceita dos cuidados paliativos requer mergulhar em profundidade nesses campos. Assim, objetiva-se compreender a confluência entre a natureza do serviço social e dos cuidados paliativos. O estudo é baseado no diálogo com os autores clássicos e contemporâneos, viabilizado por meio de revisão bibliográfica integrativa qualitativa com uso da análise temática de conteúdo, possibilitando percorrer um trajeto analítico que resultou na reu- nião de núcleos temáticos significativos. A investigação apropriou-se do con- ceito de dignidade humana a partir de sua contextualização em cada realidade histórica e social em uma perspectiva dialética. Entende-se que as condições materiais de existência devem estar no centro das atenções dos cuidados me- diados na interface entre os campos de assistência social e saúde. Conclui-se que os cuidados paliativos como modelo de intervenção baseiam-se na reuma- nização do cuidado e no entendimento da existência humana como um direito a ser preservado. O principal ponto de convergência entre o serviço social e os cuidados paliativos encontra-se registrado na inédita Política Nacional de Cui- dados Paliativos, ou seja, no direito a uma vida vivível até o final do ciclo vital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Frossard, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)

Pós-doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vinculada ao Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva — Hospital de Câncer IV/Coordenação de Assistência, Rio de Janeiro (RJ).

Downloads

Publicado

2025-04-01

Como Citar

Frossard, A. (2025). A natureza do Serviço Social nos cuidados paliativos: Uma perspectiva crítica e dialética. Princípios, 43(171), 207–222. https://doi.org/10.14295/principios.2675-6609.2025.171.012