Sobre a Revista

Foco e escopo da revista 

Consolidada como referência do pensamento democrático e progressista no debate de ideias no país, a Revista Princípios se posiciona como um periódico cientifico multidiciplinar, de orientação marxista, que busca o avanço do conhecimento cientifico, da compreensão do socialismo e do desenvolvimento nacional brasileiro.  Essa orientação teórica perpassa os eixos temáticos da revista, que são os seguintes:

  1. O desenvolvimento e a renovação da teoria marxista, sempre em diálogo com os grandes temas da atualidade; em particular, a revista busca ampliar o diálogo com o(s) marxismo(s) da chamada “quarta geração” em diante.
  2. A crítica do pensamento conservador em suas múltiplas facetas, destacando-se a fundamentação teórico-política do combate ao neoliberalismo, bem como o exame de alternativas a esse projeto do grande capital.
  3. O debate das grandes questões da política nacional e das macrotendências geopolíticas, através de abordagens que privilegiem uma perspectiva teórica, e não apenas informativa ou mesmo interpretativa.
  4. A análise dos novos fenômenos do capitalismo contemporâneo, incluindo a Quarta Revolução Industrial e seu complexo entrelaçamento com a crise econômico-financeira, seja no Brasil, seja no mundo, contemplando ainda os caminhos para o enfrentamento da depressão.
  5. O exame das experiências socialistas do século XX e deste início de século XXI, de modo a contribuir para uma visão crítica e autocrítica, visando à reafirmação do socialismo em bases novas.
  6. A divulgação e o debate dos caminhos da nova luta pelo socialismo, que brota das entranhas do século XXI movida pelas lutas dos trabalhadores e dos povos e alimentada pelas contradições insanáveis do capitalismo.
  7. A busca de novas fundamentação teórica dos esforços pela implementação de um novo projeto nacional de desenvolvimento, incluindo seus desdobramentos nas mais diversas áreas: política, economia, direito, história, meio ambiente, comunicação, cultura, saúde, trabalho, esporte, educação, ciência e tecnologia, saneamento, habitação, combate ao preconceito e às desigualdades etc.
  8. Interpretações do Brasil — suas singularidades, contradições, deformações e potencialidades — em conexão com a luta para transformá-lo.
  9. A ponderação acerca das questões relacionadas a partidos, ação política e associativismo civil, incluindo os controversos problemas da organização revolucionária.
  10. A defesa da paz e do direito dos povos à autodeterminação, e a crítica das guerras de agressão do imperialismo.
  11. O embasamento teórico-político dos esforços pela integração solidária dos países latino-americanos.
  12. O debate sobre questões científicas e tecnológicas. 
  13. A abordagem de tópicos referentes ao mundo da cultura e das artes — incluindo os importantes problemas linguísticos colocados pela vida contemporânea —, concebidos como essenciais ao progresso multilateral do ser humano e como potentes antídotos contra o niilismo, a intolerância e o obscurantismo.
  14. A discussão de temas filosóficos, tratados em conexão com o mundo da ciência e da cultura. Esse eixo inclui a defesa da objetividade do conhecimento, bem como a crítica do irracionalismo, do obscurantismo, do oportunismo ético e do ceticismo pernicioso, manifestações tão em voga em nosso tempo, impulsionadas por setores sociais temerosos das possibilidades civilizatórias anunciadas pelo desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da cultura e dos saberes.
  15. Análise da formação social brasileira e latino-americana, das relações e práticas sociais, políticas e culturais, seus modos de vidas e expressões materiais e simbólicas.
  16. A atualização da luta anti-imperialista e anticolonial no século XXI, as formas de cooperação estratégica no Sul Global e BRICS
  17. As novas formas das lutas de classes no mundo contemporâneo, a emergência de novos conflitos sociais, sujeitos e mobilizações coletivas por redistribuição, reconhecimento e emancipação.

    A Revista Princípios tem periodicidade quadrimestral, de livre acesso e submissões vinculadas a sessões Dossiê e Miscelânea.