Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A revista Princípios é um periódico científico de teoria, política e cultura estruturado para receber artigos científicos, ensaios e resenhas, tanto em fluxo contínuo quanto em resposta às chamadas públicas para composição de dossiês temáticos. Todas as propostas de artigo deverão ser inéditas, não tendo sido publicadas em outro periódico ou repositório digital em língua portuguesa, e serão submetidas à avaliação às cegas por pareceristas ad hoc. Na atual classificação de periódicos realizada pela Capes a revista se encontra classificada no estrato A4. Não são cobradas taxas para submissão ou para avaliação de artigos.

 

Formato dos textos

Textos submetidos à revista Princípios devem atender à norma NBR 6022 da ABNT.

  1. Artigos devem ser estruturados da seguinte forma: título, autor(es/as), resumo, palavras-chave, abstractkeywords, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Podem conter também notas explicativas, glossário, apêndice, anexos, imagens e elementos gráficos.
  2. Ensaios se estruturam da mesma forma, mas não necessariamente precisam conter divisão em tópicos (introdução, desenvolvimento e conclusão) e referências bibliográficas.
  3. Resenhas devem ter título diferente daquele do livro sobre o qual discorrem e trazer, logo abaixo do título e do autor, a referência completa da obra nas normas da ABNT.
  4. Para a avaliação, o texto deve ser inédito e redigido em português.
  5. O documento deve ser submetido em formato doc. ou docx.
  6. Fonte: Times New Roman. Tamanho: a) 12 para corpo do texto, títulos, subtítulos, intertítulos, referências bibliográficas, resumo, abstract, palavras-chave e keywords; b ) 10 para notas, epígrafes e citações diretas com mais de três linhas (em parágrafos à parte).
  7. Espaçamento entre linhas: a) 1,5 pt. para corpo do texto, títulos, subtítulos, intertítulos e referências bibliográficas; b) espaço simples para resumo, abstract,  epígrafes, citações diretas com mais de três linhas (em parágrafos à parte) e notas.
  8. Todas as folhas do manuscrito devem trazer o seu número sequencial de página.
  9. Artigos deverão ter limite mínimo de 20 páginas e máximo de 30 páginas. Ensaios terão o mesmo limite máximo. Resenhas não devem exceder dez páginas.
  10. O título deve ser grafado em negrito, centralizado no alto da página e com a primeira letra em caixa-alta. Recomendamos que o título tenha apenas uma linha.
  11.  Subtítulos devem ser usados somente quando for indispensável. Devem ser grafados em claro e centralizados em linha logo abaixo do título. Recomendamos colocar dois sinais de hífen, no início e no final do subtítulo, para destacá-lo.
  12. Intertítulos devem ser grafados em negrito e alinhados à esquerda, sem recuo. No caso de artigos científicos, devem ser numerados sequencialmente com números arábicos.
  13. resumo deve conter até 250 palavras em conformidade com a norma NBR 6022 da ABNT. O mesmo vale para o abstract (versão do resumo em língua de divulgação internacional). Ambos não devem ser redigidos em primeira pessoa e, no caso de artigos científicos, devem sintetizar tema, objetivos, métodos, principais resultados e conclusões.
  14. Os títulos — resumo e abstract — são alinhados à esquerda, sem recuo, em corpo 12 negritado. O corpo dos textos, em português e inglês, vem logo abaixo do respectivo título, também em fonte 12 regular (em claro);
  15. As palavras-chave devem ser de três a cinco, em português, o mesmo valendo para as keywords.
  16. A identificação do nome do(s) autor(es) ou autora(s) vai abaixo do título, também centralizado, mas em claro. Logo ao final do nome do(s) autor(es/as) deve constar um asterisco, que remete para suas informações biográficas, que devem ser localizadas logo após a conclusão do texto, alinhadas à esquerda. Caso o texto tenha mais de um autor, o segundo deve ter dois asteriscos após seu nome, o terceiro três e assim sucessivamente.
  17. As informações biográficas (minicurrículo), separadas da última linha do texto por um espaço vertical, iniciam-se com um asterisco (seguido de espaço). Por desnecessário, não repita o nome do autor no trecho destinado às informações biográficas. Comece direto por sua titulação mais alta e vínculo institucional, podendo ainda incluir informações como obras de destaque, prêmios do autor ou responsabilidades exercidas, desde que relacionadas ao tema do texto.
  18. As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor-data conforme especificado na norma NBR 10520 da ABNT. As citações diretas maiores de três linhas devem ser separadas do parágrafo por um espaço vertical (1,5 pt.) e colocadas em recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, sem defesa (recuo) de parágrafo, com ponto final e corpo da letra tamanho 10. Encerrada a citação, dar uma linha (espaço 1,5 pt.) de distância antes de retomar o texto.
  19. Elementos gráficos (tabelas, quadros, gráficos, figuras e mapas) devem ser numerados em algarismos arábicos na sequência em que aparecem no texto. Observar as normas da ABNT para referências e inserção de legendas e fontes em cada elemento. Devem estar em formato de imagem no corpo do texto, com uma linha de distância antes e depois. Poderemos solicitar que os elementos gráficos sejam também enviados junto ao texto, em arquivo à parte, no software em que foram produzidos.
  20. Imagens coloridas e em preto e branco devem ser digitalizadas eletronicamente em .jpg com resolução a partir de 300 dpi, e apresentadas em dimensões que permitam a sua ampliação ou redução mantendo a legibilidade.
  21. As referências bibliográficas devem ser elaboradas conforme a norma NBR 6023 da ABNT. A revista Princípios apoia esforços relativos à visibilidade das mulheres nas ciências. Em função disso, as referências bibliográficas no final do artigo devem conter o prenome de autoras e autores, e não apenas suas iniciais.
  22. Avaliação às cegas: ao submeter o artigo à revista Princípios, o autor deverá enviar dois arquivos: a) um contendo a proposta de artigo sem qualquer identificação de autoria (direta ou indireta), que seguirá para as avaliações às cegas de pareceristas ad hoc.; b) outro contendo o artigo completo e devidamente identificado.

 

DOSSIÊ

Dossiê temático, organizado por especialista(s), a partir de chamada pública com parzo de submissão.. É a parte dos artigos que compõe o tema principal da edição anunciado na capa. Também pode incluir ensaios. As propostas são sumebetidos a avaliação dupla as cegas.

ARTIGOS

Recebimento de artigos em sistema de  fluxo contínuo, em conformidade com as normas editoriais adotados pela Revista Princípios. Sreune artigos científicos construídos a partir de revisão da literatura e/ou  pesquisas empiricas com contribuiçoes originais a diferente areas conhecimento . Sobmetidos a avaliação cegas pelos pares.     

ENSAIOS

Esse sessão abriga ansaios teóricos sobre temas e fenômenos atuais, buscando analisá-los por meio da utilização de conceitos e categorias de analilse,  tanto classicas, quanto as que se situam nas fronteiras dos conhecimentos filosóficos e cinetíficos de diferentes campos do saber. 

RESENHAS

Uma de caráter temático, que traz texto mais alentado com informações e reflexões sobre uma obra recém-lançada que interessa à revista divulgar. Deve ter título diferente daquele do livro sobre o qual discorre e trazer, logo abaixo do título e do autor da resenha, a referência completa da obra nas normas da ABNT. Submetido a avaliaçao as cegas por pares.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.