O retorno

memória e trauma na descolonização portuguesa

Autores/as

Palabras clave:

Ficção, Mem´´oria, Trauma, Descolonização, Literatura Portuguesa

Resumen

O ensaio examina a obra O Retorno, de Dulce Maria Cardoso, publicada em 2012, que retrata a experiência dos retornados portugueses após a independência de Angola e a Revolução dos Cravos. A narrativa, conduzida pelo jovem Rui, expõe o impacto traumático do colapso do império colonial português, explorando as conexões entre ficção e história. A autora utiliza a ficção para recriar eventos da descolonização, abordando traumas individuais e coletivos. Com base nas reflexões teóricas de Linda Hutcheon, Márcio Seligmann-Silva e Marianne Hirsch, principalmente sobre os conceitos de memória e literatura de testemunho, o ensaio reflete sobre o sentido de pertencimento e os processos de descolonização. Conclui-se que a obra testemunha e desconstrói as complexidades do mundo colonial e pós-colonial, marcando profundamente a memória cultural portuguesa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávio Silva Corrêa de Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob supervisão da Prof.a Dr.a Cláudia Amorim. Suas pesquisas concentram-se nas literaturas de língua portuguesa em perspectiva diaspórica e pós- colonial, com ênfase em autoria feminina, memória e deslocamentos.
E-mail: flavio.mello@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7171666533987193. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5351-2267

Publicado

2025-12-26

Cómo citar

Mello, F. S. C. de. (2025). O retorno : memória e trauma na descolonização portuguesa. Princípios, 44(173), 216–230. Recuperado a partir de https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/498