Poder político e ação política do MST por educação do campo no Brasil em tempos de negacionismo dos direitos sociais

Palavras-chave: Ação política, Movimentos sociais do campo, Educação do Campo, Brasil

Resumo

Esta é uma reflexão crítica, fundamentada no referencial materialista histórico e dialético, acerca da ação política dos movimentos sociais enquanto sujeitos políticos e de políticas públicas, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no processo de lutas e conquistas da classe trabalhadora por Educação do Campo perante o Estado brasileiro contemporâneo, na atual conjuntura política de retrocesso dos direitos sociais.

Biografia do Autor

Michelle Sena Rosa de Araújo, Secretaria Estadual de Ensino do MA

Pedagoga e mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Educação do Campo e em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisadora do Grupo de Estudo sobre Política, Lutas Sociais e Ideologias (GEPOLIS) da UFMA. Funcionária pública efetiva da rede estadual de ensino do Maranhão. Ex-coordenadora executiva do Comitê Executivo Estadual de Educação do Campo do Maranhão (2016-2018). 

Publicado
2021-04-30
Como Citar
Araújo, M. (2021). Poder político e ação política do MST por educação do campo no Brasil em tempos de negacionismo dos direitos sociais. Princípios, 40(161), 245 - 269. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2021.161.011