Tecnologias computacionais na formação continuada de professores durante a pandemia

Palavras-chave: Tecnologias digitais na educação, formação continuada de professores, Pandemia

Resumo

Circunscrito às preocupações dos poderes públicos acerca das condi- ções dos professores, especialmente em realidade tão atípica como a atual, o presente artigo se propõe a contribuir com discussão e forma- ção em torno das tecnologias digitais para professores da rede públi- ca, considerando aspectos metodológicos e ferramentais. Pensando no desafio que a pandemia de covid-19 evidenciou como a irrefutável desigualdade social e a imensa pressão canalizada para os professores, serão analisadas as possíveis interações entre as tecnologias, a proble- mática da formação continuada dos professores em contexto emergen- cial e o panorama da educação pública durante e após o isolamento social. As tecnologias e as propostas de formação docente continuada apresentadas neste artigo foram formuladas com base em revisões de literatura sobre temas pertinentes ao contexto e em análises documen- tais de algumas tecnologias disponíveis e adequadas à finalidade da pesquisa.

Biografia do Autor

Flabia Alves Lopes, Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro

Mestranda em Educação Profissional pela Universidade de Pernambuco (UPE). Analista em Desenho Instrucional do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Maria do Carmo Barbosa de Melo, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação. Professora pesquisadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação e de Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco - UPE.

Publicado
2021-01-16
Como Citar
Alves Lopes, F., & Barbosa de Melo, M. do C. (2021). Tecnologias computacionais na formação continuada de professores durante a pandemia. Princípios, 40(160), 273 - 295. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.160.012