Chamada de artigos revista Princípios — edição nº 176

2026-01-14

mceclip1-a3ea4b6589f98a2ea701f994356d7ccb.png

 

DOSSIÊ: BRICS, GOVERNANÇA GLOBAL E DESAFIOS DO MULTILATERALISMO

 

A revista Princípios (ISSN:1415-7888; E-ISSN: 2675-6609), periódico científico de teoria, política e cultura classificado pela Capes como A3 no Qualis Periódicos (2017-2020 e 2021-2024), torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Brics, governança global e desafios do multilateralismo”, organizado por Ana Maria Prestes (UnB) e Diego Pautasso (CMPA), com publicação prevista para agosto de 2026.

A ordem internacional liberal atravessa uma crise profunda e multifacetada. A erosão da hegemonia ocidental, o enfraquecimento das instituições multilaterais tradicionais, a crise do sistema ONU, a financeirização extrema da economia mundial e a intensificação de conflitos geopolíticos recolocam no centro do debate a disputa pelos rumos da governança global. Nesse contexto, os Brics emergem como um dos principais vetores de reorganização do sistema internacional, expressando tanto a ascensão do Sul Global quanto a busca por alternativas à arquitetura institucional forjada sob liderança estadunidense no pós-Segunda Guerra Mundial.

Mais do que um agrupamento econômico ou diplomático, os Brics devem ser compreendidos como parte de uma transição sistêmica mais ampla, na qual se confrontam projetos distintos de globalização, desenvolvimento e governança. De um lado, a globalização neoliberal, marcada pela assimetria de poder, pela financeirização e pela instrumentalização das instituições internacionais; de outro, iniciativas que buscam redefinir as bases da cooperação internacional, do desenvolvimento soberano e da governança global na busca de um futuro comum para a humanidade.

Para o Brasil, esse debate é particularmente estratégico. A orientação de sua política externa, os rumos do desenvolvimento e da inserção internacional no terceiro governo Lula; a ampliação da cooperação sul-sul e a discussão sobre a adesão à Iniciativa Cinturão e Rota (Nova Rota da Seda); a participação ativa no Brics e seus desdobramentos para a integração sul-americana. Trata-se de compreender em que medida essas opções podem ampliar a autonomia estratégica do país, fortalecer suas capacidades estatais e contribuir para a construção de uma ordem internacional mais equilibrada, plural e inclusiva.

Nesse sentido, o presente dossiê propõe reunir contribuições críticas, teóricas e empíricas, que analisem os Brics e os desafios do multilateralismo contemporâneo à luz das transformações estruturais em curso no sistema mundial, dialogando com áreas como a Economia Política Internacional, a Ciência Política, a História, o Direito, entre outros campos disciplinares, sempre à luz do marxismo, do desenvolvimentismo, do pensamento crítico e das epistemologias do Sul Global.

Serão bem-vindos artigos que abordem, entre outros, os seguintes eixos temáticos:

  • Brics e transição sistêmica internacional: limites e potencialidades;
  • Crise da ordem liberal e esgotamento das instituições multilaterais tradicionais;
  • Desdolarização e alternativas financeiras impulsionadas pelos Brics como fenômeno novo e ameaçador para a hegemonia dos EUA;
  • Governança global, assimetrias de poder e disputa por legitimidade internacional;
  • A Iniciativa Cinturão e Rota e seus impactos sobre o multilateralismo e o desenvolvimento do Sul Global;
  • Papel da China na reformulação da governança econômica e financeira internacional;
  • Política externa brasileira no governo Lula 3: continuidades, inflexões e desafios;
  • Brics, América Latina e África: cooperação, conflitos e disputas de influência;
  • Perspectivas do processo de multipolarização, conflitos e alternativas sistêmicas.

 

Os temas listados não esgotam as possibilidades de abordagem. Propostas inovadoras, que dialoguem com o eixo central do dossiê, serão igualmente consideradas.

Caso o presente edital resulte em grande número de artigos recebidos e aprovados, a Comissão Editorial de Princípios poderá avaliar a hipótese de publicação do dossiê ao longo de duas edições consecutivas.

Este dossiê é de especial interesse para o convênio internacional firmado por Princípios com a revista chinesa Mundo Contemporâneo, que poderá selecionar alguns dos artigos publicados para veiculação nos idiomas inglês e mandarim. Pretende-se, com essa iniciativa, estimular o intercâmbio acadêmico sino-brasileiro e a circulação de perspectivas críticas do Sul Global sobre governança, desenvolvimento e ordem mundial.

Além dos artigos do dossiê, a revista aceitará artigos livres, relatos de pesquisas, ensaios e resenhas para as demais seções da publicação.

As contribuições devem consistir em textos originais e inéditos, escritos em português (ou traduzidos para esse idioma com autorização de seus autores) e que estejam em conformidade com as normas editoriais de Princípios (disponíveis no portal OJS da revista).

As contribuições deverão ser submetidas no endereço eletrônico https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/about/submissions até o dia 6 de abril de 2026.

 

São Paulo, 13 de janeiro de 2026.

 

 

Comissão Editorial da revista Princípios