Chamada de artigos revista Princípios — edição nº 175
Chamada de artigos revista Princípios — edição nº 175
DOSSIÊ:
REFORMAS ESTRUTURAIS E CAMINHOS DA REVOLUÇÃO BRASILEIRA
A revista Princípios (ISSN:1415-7888; E-ISSN: 2675-6609), periódico científico de teoria, política e cultura classificado pela Capes como A3 no Qualis Periódicos (2017-2020), torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “Reformas estruturais e caminhos da revolução brasileira”, organizado pelos professores doutores Luiz Gonzaga Belluzzo (Unicamp), Aloísio Sérgio Barroso (Unicamp), Carlos Eduardo Martins (UFRJ) e Euzébio Jorge (FESPSP), com publicação prevista para o primeiro quadrimestre de 2026.
No Brasil contemporâneo, a disputa pelos rumos do desenvolvimento nacional é cada vez mais acirrada. Um momento alto dessa disputa será o processo eleitoral de 2026. Com o lançamento da presente chamada de artigos, Princípios convida à produção de reflexões e análises visando contribuir para a construção de programas afinados com o avanço de um novo projeto nacional de desenvolvimento.
Em meio a uma conjuntura internacional marcada pela crise estrutural do neoliberalismo, pela intensificação das desigualdades sociais e pela regressão de direitos, recoloca-se na ordem do dia a necessidade de transformações profundas nas estruturas econômicas, políticas e sociais do país. Mais do que simples ajustes, trata-se de reformas estruturais capazes de alterar de forma duradoura o padrão de acumulação, as formas de dominação política e as condições de vida do povo brasileiro.
A noção de revolução brasileira deve ser atualizada à luz dos desafios do século XXI. Isso significa transformá-la em um projeto claro, exequível e conectado às bandeiras e lutas concretas de nosso tempo: a superação da dependência econômica, a reconstrução do Estado nacional, a redução radical das desigualdades, a defesa da soberania e a transição para um modelo de desenvolvimento socialmente justo, democrático e ecologicamente sustentável.
Nesse horizonte, o desenvolvimentismo do século XXI emerge como um campo estratégico de formulação e ação, não como mera reedição de experiências passadas, mas como síntese renovada entre soberania nacional, dinamização produtiva, justiça social e preservação ambiental. Ele se expressa na construção de um novo projeto de desenvolvimento, capaz de articular crescimento econômico com distribuição de renda, inovação tecnológica com inclusão produtiva, e integração territorial com sustentabilidade.
A perspectiva adotada neste dossiê é marxista, mas aberta ao diálogo com contribuições de diferentes campos críticos, como o estruturalismo latino-americano, o pensamento keynesiano, a economia política do desenvolvimento e outras abordagens. Buscamos reunir estudos teóricos, históricos, empíricos e programáticos que ajudem a compreender os desafios contemporâneos da formação social brasileira e a apontar caminhos concretos para uma transição ao socialismo no século XXI.
Nessa perspectiva, Princípios convida pesquisadores e pesquisadoras das mais diversas áreas a contribuir com análises críticas, propostas inovadoras e reflexões que articulem teoria e prática política, unindo as mais diversas disciplinas das ciências humanas e sociais na realização de esforços de pesquisa acerca dos seguintes eixos estruturantes:
- Neoindustrialização e nova inserção internacional orientada pela soberania produtiva, tecnológica e comercial;
- Reindustrialização e planejamento estatal para soberania tecnológica e fortalecimento do complexo produtivo nacional;
- Reforma agrária, agricultura familiar e soberania alimentar;
- Reforma urbana, direito à cidade e políticas de habitação popular;
- Reforma tributária, redistribuição de renda e justiça social;
- Reforma do sistema financeiro, com controle democrático do crédito, combate à financeirização e fortalecimento do financiamento ao desenvolvimento;
- Diversificação energética, transição ecológica e desenvolvimento sustentável;
- Reforma política, participação popular e democratização do poder;
- Reforma da Justiça e da segurança pública;
- Reforma trabalhista e redução da jornada de trabalho;
- Reforma da mídia, democratização da comunicação e revolução cultural;
- Papel dos movimentos sociais e populares na luta por reformas estruturantes.
Os temas listados não excluem outras propostas de trabalho para o dossiê. Dadas as amplas possibilidades de discussão e enfoque da temática, proposições alternativas são bem-vindas, especialmente se preocupadas em fortalecer o acúmulo intelectual e programático necessário para enfrentar o neofascismo e a barbárie neoliberal, abrindo caminho para o desenvolvimento soberano e inclusivo, capaz de materializar, na atual quadra histórica, os ideais transformadores da revolução brasileira.
A revista também aceitará contribuições de relatos de pesquisas, ensaios e resenhas com temáticas diversas, de modo a compor as demais seções da publicação, não direta ou necessariamente relacionadas à temática do dossiê.
Caso o presente edital resulte em grande número de artigos recebidos e aprovados, a Comissão Editorial de Princípios poderá avaliar a hipótese de publicação do dossiê ao longo de duas edições consecutivas.
As contribuições devem consistir em textos originais e inéditos escritos em português ou traduzidos para esse idioma com autorização de seus autores e que estejam em conformidade com as normas da revista (disponíveis em anexo).
As contribuições deverão ser submetidas no endereço eletrônico https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/about/submissions até o dia 1º de dezembro de 2025.
São Paulo, 18 de agosto de 2025.
Comissão Editorial da revista Princípios