Tendências da dinâmica do comércio mundial pós-covid-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.160.003

Palabras clave:

Cadeias globais de valor, Covid-19, Políticas industriais

Resumen

Um dos principais aspectos que marcou o comércio internacional foi a fragmentação da produção, a qual fez com que fosse extinta a  necessidade de adquirir competência em todos os aspectos  da produção de um bem e permitiu que muitos países pudessem se associar  a uma rede de cooperação transfronteiriça, partilhando a produção e  especializando-se em apenas uma ou algumas etapas das atividades de produção envolvidos na confecção de um bem final. Entretanto, algumas características dessa lógica, como as assimetrias entre as nações e o forte comércio intra-regional, provocou questionamentos sobre alguns princípios que estão por trás do conceito de cadeias globais de valor, como a não necessidade de política industrial e a defesa do livre comércio. Com a atual crise mundial resultante da Covid-19, algumas tendências no comércio internacional apontam para uma nova dinâmica, onde as políticas industriais na defesa das cadeias produtivas internas ganham cada vez mais relevância. Nesse sentido A hipótese é a de que além das novas tecnologicas enfraquecerem o comércio via cadeias globais de valor, vários países tem anunciando medidas de políticas industriais e tecnológicas para fortalecer suas estruturas produtivas internas nacionais, intensificando assim a construção de uma nova tendência da economia internacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Uallace Moreira Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp). Atualmente é professor adjunto, em regime de dedicação exclusiva, da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (FCE-UFBA). É pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa em Econômica Aplicada (Ipea). Foi consultor do Inter-American Development Bank (IDB), pesquisador visitante do Korea Institute for International Economic Policy (Kiep) e pesquisador convidado do Russian Institute for Strategic Studies (Riss). Tem experiência nas áreas de economia internacional, organização industrial e economia brasileira, com ênfase em estudos sobre o setor externo e o desenvolvimento industrial do Brasil e da Coreia do Sul.

Publicado

2021-01-15

Cómo citar

Moreira Lima, U. (2021). Tendências da dinâmica do comércio mundial pós-covid-19. Princípios, 40(160), 60–87. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.160.003