Elementos de economia do projetamento

Autores/as

  • Marcio Henrique Monteiro de Castro Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES

DOI:

https://doi.org/10.14295/principios.2675-6609.2025.172.009

Palabras clave:

Ignácio Rangel, Projetamento, Teoria econômica, Desenvolvimento, Socialismo

Resumen

A ideia deste artigo, escrito por ocasião do centenário de nascimento de Ignácio Rangel, em 2014, é a de lançar luzes sobre a origem do conceito de projetamento e discutir a atualidade de uma obra que já ultrapassa meio século. Destacamos neste resumo que o objetivo do artigo já fora alcançado com a frutificação da ca- tegoria de projetamento, que recuperou vivacidade e dinamismo no estudo dos problemas de nosso tempo. A leitura do texto enseja a ideia de que o objeto da economia de projetamento tinha saído de nosso horizonte histórico. Como afirma um trecho, “essa economia do projetamento está historicamente superada ou, pelo menos, em agudo retrocesso”. Os trabalhos atuais desmentiram nossa hipótese. Pesquisadores como Elias Jabbour e colaboradores enfrentaram a tarefa de pensar a experiência chinesa testando, com êxito, a ideia de economia de projetamento, e provando sua atualidade. Cabe ainda registrar que a crise econômica e ambiental moveu o mundo capitalista, principalmente seu núcleo americano, no sentido de desenvolver planos e programas no velho corte keynesiano. Sinal de que o plane- jamento econômico, em suas diversas formas, segue na ordem do dia. A visão de Rangel, que procuramos sintetizar neste artigo, continua valendo: a história sem fim desenvolve a quatro mãos a economia do projetamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcio Henrique Monteiro de Castro, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES

Economista. Mestre em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ. Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente dos departamentos de Economia (1979-1980) e de História (1985-1997)da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ex-presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-RJ). Funcionário do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de 1973 a 2010; em parte desse período trabalhou como assessor direto de Ignácio Rangel.

Publicado

2025-06-08

Cómo citar

Castro, M. H. M. de. (2025). Elementos de economia do projetamento. Princípios, 44(172), 174–196. https://doi.org/10.14295/principios.2675-6609.2025.172.009