Inovação tecnológica, carros elétricos e sustentabilidade

Estratégia chinesa e potencial brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/principios.2675-6609.2024.170.006

Palabras clave:

Inovação tecnológica, Veículos elétricos, China, Estado e desenvolvimento.

Resumen

O artigo analisa a estratégia de desenvolvimento da China, centrada em políticas industriais voltadas à inovação tecnológica sustentável, ao fortalecimento da capacidade produtiva interna e à modernização econômica. A hipótese central é que a diversificação energética chinesa, com ênfase em uma matriz de baixo carbono e na rápida expansão das indústrias de painéis fotovoltaicos e carros elétricos, visa equilibrar as necessidades de mitigação climática com a urgência de acelerar o desenvolvimento econômico do país. Esse movimento ocorre em um contexto de crescente competição global, no qual o Ocidente pode, em breve, priorizar a contenção da ascensão chinesa. Na conclusão, o artigo propõe o entendimento de que o Brasil pode capitalizar seu vasto território, sua matriz energética de baixo carbono e seu potencial para gerar inovações limpas, como o etanol, para formular uma estratégia de superação do subdesenvolvimento, impulsionando uma nova indústria marcada pela transição ecológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Euzébio Jorge Silveira de Sousa, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Assessor especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Professor de Economia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e na Strong Business School. Pós-doutor em Economia Criativa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador acadêmico da Cátedra Celso Furtado.

Angelo Del Vecchio, Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente em Estado, Política e Administração Pública no Brasil na Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Diretor-geral da FESPSP.

Rafael Rodrigues da Costa, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Professor da FESPSP e coordenador da Cátedra Celso Furtado. Pesquisador-visitante da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Citas

AZEVEDO, José Sérgio Gabrielli de. Estado e desenvolvimento: EUA, China e algumas experiências históricas. In: MARINGONI, Gilberto (Org.). A volta do Estado planejador: neoliberalismo em xeque. São Paulo: Contracorrente, 2022. p. 83-2010.

BARAN, Renato; LEGEY, Luiz Fernando Loureiro. Veículos elétricos: história e perspectivas no Brasil. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 33, p. 207-224, mar. 2011.

BISPO, Scarlett Queen Almeida; CECHIN, Alícia. Veículos elétricos: como a China está se preparando para se tornar a maior potência mundial do segmento?. Brasília: Ipea, 2023.

BRAGA, José Carlos de Souza. Alemanha: império, barbárie e capitalismo avançado. In: FIORI, José Luís (Org.). Estados e moedas no desenvolvimento das nações. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 191-222.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Balanço energético nacional 2009. Brasília: MME, 2009.

BRITISH PETROLEUM. BP statistical review of world energy 2010. London: BP, 2010.

CASTRO, Bernardo Hauch Ribeiro de; FERREIRA, Tiago Toledo. Veículos elétricos: aspectos básicos, perspectivas e oportunidades. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 32, p. 305-310, out. 2010.

CHANG, Ha-Joon. Chutando a escada: a estratégia de desenvolvimento em perspectiva histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

COUTINHO, Luciano. Coreia do Sul e Brasil: paralelos, sucessos e desastres. In: FIORI, José Luís (Org.). Estados e moedas no desenvolvimento das nações. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. p. 351-378.

D’AGUIAR, Rosa Freire. Apresentação. In: FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. Ed. comemorativa 50 anos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 11-21.

DARGAY, Joyce; GATELY, Dermot; SOMMER, Martin. Vehicle ownership and income growth, worldwide: 1960-2030. Energy Journal, v. 28, n. 4, p. 143-170, 2007. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2024.

FERNANDES, Luis. Os desafios para o Brasil em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no contexto da transição hegemônica entre EUA e China no sistema internacional. Princípios, v. 43, n. 169, p. 9-24, 2024. Disponível em: <https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/423>. Acesso em: 1 ago. 2024.

FIORI, José Luis. História, estratégia e desenvolvimento: para uma geopolítica do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2014.

FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

HØYER, Karl Georg. The history of alternative fuels in transportation: the case of electric and hybrid cars. Utilities Policy, v. 16, n. 2, p. 63-71, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.jup.2007.11.001>. Acesso em: 19 set. 2024.

IEA. Electric car registrations and sales share in China, United States and Europe, 2018-2023. Paris: International Energy Agency, 2024a. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2024.

IEA. Global EV outlook 2024: moving towards increased affordability. Paris: International Energy Agency, 2024b. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2024.

MARQUES, Tomás Costa de Azevedo; SCHUTTE, Giorgio Romano. A dinâmica do investimento externo direto na China: uma análise do planejamento e desenvolvimento pós-abertura. Economia e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 3, p. 1-29, 2024. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2024v33n3.282045>. Acesso em: 1 set. 2024.

MAZZUCATO, Mariana. O Estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público vs. setor privado. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2014.

MIT TECHNOLOGY REVIEW BRASIL. Como a China passou a dominar o mundo dos carros elétricos. [S.l.]: MIT Technology Review Brasil, 14 abr. 2023. Disponível em: <https://mittechreview.com.br/como-a-china-passou-a-dominar-o-mundo-dos-carros-eletricos/#TB_inline?height=300&width=400&inlineId=single-pdf-download>. Acesso em: 8 set. 2024.

NONNENBERG, Marcelo José Braga; MOREIRA, Uallace; BISPO, Scarlett Queen Almeida. Políticas industriais na China nos últimos trinta anos. Revista Tempo do Mundo, n. 28, p. 297-343, abr. 2022.

PREBISCH, Raúl. Crecimiento, desequilibrio y disparidades: interpretación del proceso de desarrollo económico. In: CEPAL. Estudio económico de América Latina 1949. Santiago de Chile: Cepal, 1949. p. 3-89. Disponível em: <https://hdl.handle.net/11362/1003>. Acesso em: 19 set. 2024.

ROMEIRO, Ademar Ribeiro. Desenvolvimento sustentável: uma perspectiva econômico-ecológica. Estudos Avançados, v. 26, n. 74, p. 65-88, 2012.

SANTOS, Gustavo Antônio Galvão dos et al. Carro elétrico, a revolução geopolítica e econômica do século XXI e o desenvolvimento do Brasil. Oikos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 329-353, 2009. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/oikos/article/view/51790>. Acesso em: 1 ago. 2024.

SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Tradução Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

STRUBEN, Jeroen; STERMAN, John D. Transition challenges for alternative fuel vehicle and transportation systems. Environment and Planning B: Planning and Design, v. 35, n. 6, p. 1070-1097, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1068/b33022t>. Acesso em: 19 set. 2024.

TORRES FILHO, Ernani Teixeira. Japão: da industrialização tardia à globalização financeira. In: FIORI, José Luís (Org.). Estados e moedas no desenvolvimento das nações. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 223-251.

WASQUES, R.; SANTOS, W.; BRANDÃO, D. As ideias de Celso Furtado sobre a questão ambiental. Leituras de Economia Política, Campinas, n. 28, p. 41-58, jan.-jun. 2019.

YERGIN, Daniel. O novo mapa: energia, clima e o conflito entre nações. São Paulo: Bookman, 2023.

YERGIN, Daniel. O petróleo: uma história mundial de conquistas, poder e dinheiro. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

YOUNG, Carlos Eduardo Frickmann; LUSTOSA, Maria Cecília Junqueira. A questão ambiental no esquema centro-periferia. Economia, Niterói, v. 4, n. 2, p. 201-221, jul.-dez. 2003.

Publicado

2024-11-02

Cómo citar

Sousa, E. J. S. de, Vecchio, A. D., & Costa, R. R. da. (2024). Inovação tecnológica, carros elétricos e sustentabilidade: Estratégia chinesa e potencial brasileiro. Princípios, 43(170), 115–135. https://doi.org/10.14295/principios.2675-6609.2024.170.006