El Debate marxista sobre el imperialismo posterior a la Segunda Guerra Mundial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2023.166.008

Palabras clave:

Teoria, Relações internacionais, Marxismo, Imperialimo, Conflito, Cooperação

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar o debate marxista sobre o imperialismo após a II Guerra Mundial. Para isso foram revisitados os escritos de Harry Magdoff, Ernest Mandel e Nicos Poulantzas. O pano de fundo é a internacionalização produtiva e a aliança militar entre os Estados Unidos e a Europa. O debate entre os autores inscreve e/ou retifica as teses e polêmicas entre Lênin e Kautsky sobre o imperialismo à luz das transformações na economia política internacional após o segundo grande conflito do século XX. Acreditamos que os escritos sistematizados contribuem para compreender o imperialismo como um conceito chave para a análise da política internacional contemporânea, especialmente quando se tem em vista o debate sobre o imperialismo estadunidense, os conflitos interimperialistas e o papel das organizações internacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio Bugiato, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Coordenador do grupo de pesquisa Coletivo de Estudos Marxistas sobre o Internacional. Membro da Rede de Estudos em Relações Internacionais e Marxismo (Rima).

Tatiana Berringer, Universidade Federal do ABC

Doutora em Ciência Política pela Unicamp. Professora de Relações Internacionais da UFABC e dos programas de pós-graduação em Relações Internacionais e em Economia Política Mundial da UFABC. Membro da Rima.

Publicado

2023-03-08

Cómo citar

Bugiato, C., & Berringer, T. . (2023). El Debate marxista sobre el imperialismo posterior a la Segunda Guerra Mundial. Princípios, 42(166), 132–149. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2023.166.008