O retorno das caravelas

notas sobre o recente acordo Mercosul-União Europeia

Autores/as

  • Rubia Cristina Wegner Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Marcelo Pereira Fernandes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Alexandre Jerônimo de Freitas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.159.010

Palabras clave:

Livre comércio, Integração, Mercosul, União Europeia

Resumen

A assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia foi anunciado com entusiasmo em junho de 2019, após 20 anos do início das negociações. Importante notar que as partes haviam chegado próximo a uma conclusão em 2004. A interrupção das negociações entre esses blocos se deu sob um contexto de compreensão alternativa da integração econômica regional e da função de acordos comerciais. O objetivo deste artigo é lançar elementos para compreender o acordo Mercosul-União Europeia e seus possíveis impactos. Com isso, apontaremos algumas críticas ao acordo que vão de encontro ao otimismo demonstrado pelo governo e por alguns setores empresariais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rubia Cristina Wegner, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutoranda do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Marcelo Pereira Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor do Departamento de Economia da UFRRJ. Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do grupo de pesquisa “Padrões Históricos do Desenvolvimento Econômico da América do Sul”, vinculado a UFRRJ

Alexandre Jerônimo de Freitas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor do Departamento de Economia da UFRRJ. Doutor em Economia pela UFRJ. Membro do grupo de pesquisa “Padrões Históricos do Desenvolvimento Econômico da América do Sul”, vinculado a UFRRJ.

Publicado

2020-08-25

Cómo citar

Wegner, R. C. ., Fernandes, M. P., & Freitas, A. J. de . (2020). O retorno das caravelas: notas sobre o recente acordo Mercosul-União Europeia. Princípios, 39(159), 236–257. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.159.010