Comercialização de crianças escravizadas na freguesia de São Gonçalo dos Campos, Bahia (1860-1888)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.165.012

Palabras clave:

Crianças escravizadas, Século XIX, Comercialização, São Gonçalo dos Campos, Tráfico interprovincial

Resumen

É propósito deste artigo refletir sobre a venda e tráfico de crianças que, no século XIX, foram escravizadas pelos fazendeiros de tabaco na freguesia de São Gonçalo dos Campos (BA). O tema é singular, à medida que os estudos relativos à dinâmica do comércio de crianças escravizadas ainda são escassos. Não obstante, resgatamos a discussão bibliográfica que, cruzada com os indícios detectados em escrituras de compra e venda de escravizados e procurações, nos permitiu conhecer o comércio de crianças entre 1860 e 1888. Para construir as narrativas foram utilizadas 287 escrituras de compra e venda, bem como 120 procurações, nas quais foi possível perceber que muitas crianças seguiram o caminho do tráfico interprovincial. Do comércio participavam fazendeiros, advogados e traficantes, que movimentavam o comércio de escravos no local, dentro e fora da província.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Cristina Machado de Carvalho, Universidade de São Paulo - USP

Pós-doutoranda em Educação Básica pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Pós-doutora em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle (Unilasalle). Doutora em História Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre em Ciências Sociais: cultura, desigualdade e desenvolvimento pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Especialista em Didática e Metodologia do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Anhanguera. Licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Complementação em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera. Professora extensionista do Curso de Formação Quilombola pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Sócia-proprietária, assessora na área de Educação do Campo e coordenadora pedagógica da instituição de ensino Campos do Saber. Atuante em associações e movimentos sociais e quilombolas no município de São Gonçalo dos Campos (BA).

 

Publicado

2022-10-29

Cómo citar

Carvalho, M. C. M. de. (2022). Comercialização de crianças escravizadas na freguesia de São Gonçalo dos Campos, Bahia (1860-1888). Princípios, 41(165), 224–242. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.165.012