Marionaíma inaugurou a musicologia no Brasil

Autores/as

  • Marcus Vinicius de Andrade Comité Latinoamericano e do Caribe da Confederacion Internacional de Autores e Compositores — Cisac.

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.163.006

Palabras clave:

Modernismo, Musicologia, Música brasileira

Resumen

Neste artigo, abordamos a ação de Mário de Andrade como precursor da musicologia no Brasil, no contexto do Modernismo, da discussão sobre a identidade musical nacional e do enfrentamento às questões sociopolíticas do período 1920-1945.

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Biografía del autor/a

Marcus Vinicius de Andrade, Comité Latinoamericano e do Caribe da Confederacion Internacional de Autores e Compositores — Cisac.

Maestro, compositor, musicólogo e dramaturgo. Licenciado em Música (Composição e Regência) pelo Instituto Villa-Lobos da antiga Fefierj em 1971. Ministrou na mesma instituição as cadeiras de Análise Musical e Orquestração entre 1972 e 1973, quando foi afastado do magistério pelo regime militar. Lecionou as mesmas disciplinas nos cursos superiores da Academia Paulista de Música e do Instituto Musical São Paulo (1973-1978). Diretor Artístico da Discos Marcus Pereira, gravadora especializada na pesquisa da música brasileira tradicional (1977-1982). Diretor da Divisão de Pesquisas do Centro Cultural São Paulo — CCSP —, da Secretaria Municipal de Cultura, órgão que assumiu o resgate histórico da Missão de Pesquisas Folclóricas criada por Mário de Andrade em 1937, cujo acervo esteve indisponível, por razões políticas, até 1987, pertencendo hoje à Biblioteca Oneyda Alvarenga do CCSP. Membro Titular do Conselho Nacional de Direito Autoral — CNDA — do Ministério da Cultura (1982- 1988) e do Conselho Superior de Defesa da Liberdade de Criação e Expressão — Codeliber — do Ministério da Justiça (1984-1990). Atualmente é Presidente da Associação de Músicos, Arranjadores e Regentes — AMAR — e membro do Consejo do Comité Latinoamericano e do Caribe da Confederacion Internacional de Autores e Compositores — Cisac. Tem inúmeros discos gravados e é autor de trilhas sonoras para teatro e cinema, incluindo mais de 20 longas-metragens exibidos nacional e internacionalmente.

Publicado

2022-02-07

Cómo citar

Andrade, M. V. de . (2022). Marionaíma inaugurou a musicologia no Brasil. Princípios, 41(163), 143–155. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.163.006