Plano estratégico 2019-2022 para a educação paulista

uma nova morfologia organizacional do trabalho do professor?

Autores/as

  • Breno Alves dos Santos Blundi Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)
  • Vitória Turati de Barros Universidade Estadual Paulista(Ibilce/Unesp)
  • Giovanna Candeira Pomaro Universidade Estadual Paulista (Ibilce/Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.159.008

Palabras clave:

Morfologia do trabalho, Capitalismo, Globalização, Educação

Resumen

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental que desenvolvemos tomando como objeto de análise o Plano estratégico 2019-2022: educação para o século XXI, publicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em 3 de julho de 2019. Mais especificamente, nossa análise tem como objeto central o “Mapa estratégico 2019-2022”, o qual foi amplamente divulgado nas escolas da rede estadual de educação básica do estado de São Paulo. A partir da problematização e análise da chamada globalização da economia, do processo de reestruturação produtiva e da nova morfologia do trabalho decorrente das novas formas de organização do trabalho, buscamos responder, por meio da análise do plano estratégico do governo paulista, em que medida essa nova morfologia do mundo do trabalho atinge o trabalho dos professores da educação escolar. Os resultados da pesquisa demonstraram que essa influência existe e que resulta na intensificação da precarização do trabalho do professor na rede da educação básica do estado de São Paulo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Breno Alves dos Santos Blundi, Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). E-mail: brenoblundi@outlook.com

Vitória Turati de Barros, Universidade Estadual Paulista(Ibilce/Unesp)

Graduada em Licenciatura em Letras pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista(Ibilce/Unesp). E-mail: turativitoria@gmail.com

Giovanna Candeira Pomaro, Universidade Estadual Paulista (Ibilce/Unesp)

Graduada em Licenciatura em Letras, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Ibilce/Unesp). E-mail: giovannacandeira@gmail.com

Publicado

2020-08-25

Cómo citar

dos Santos Blundi, B. A. ., Turati de Barros, V. ., & Pomaro, G. C. . (2020). Plano estratégico 2019-2022 para a educação paulista: uma nova morfologia organizacional do trabalho do professor?. Princípios, 39(159), 180–205. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.159.008