Sobre a atualidade do conceito de imperialismo nas relações interestatais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2021.161.004

Palabras clave:

Imperialismo, Globalização, Cadeia imperialista, Relações interestatais

Resumen

O fim dos anos 1980 marca um momento importante quanto à expansão do capital. Com isso, diversos autores e organismos internacionais adotaram o termo globalização para explicar as transformações mundiais ocorridas nas últimas décadas do século XX. Tais transformações teriam como pano de fundo o enfraquecimento do poder do Estado-nação. Certos autores de influência marxista trilharam esse caminho, argumentando que a globalização (neoliberal) marcaria uma transição para uma nova fase histórica. Alguns alegam que a globalização teria superado o imperialismo, ou que a globalização seria uma nova forma de imperialismo, enquanto outros passaram a usar esses dois conceitos quase indistintamente. O objetivo deste artigo é demonstrar a atualidade do conceito de imperialismo para descrever as relações interestatais. O termo globalização descreve um mundo capitalista sem fronteiras, unificado e acessível para um capital supostamente apátrida, obscurecendo ou mesmo negando aspectos fundamentais a respeito do funcionamento do sistema internacional. Portanto, suprime a possibilidade de detectar uma série de problemas relacionados ao desenvolvimento histórico das relações de exploração no capitalismo e ao papel do imperialismo como referência teórica e histórica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor associado II, vice-coordenador do curso de Ciências Econômicas e docente do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Desenvolvimento (PPGER) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ). Membro do grupo de pesquisa Padrões Históricos do Desenvolvimento Econômico da América do Sul e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Relações Internacionais. Tem interesse nas áreas de economia política, economia política internacional, imperialismo e história econômica geral, economias da América do Sul e economias dos Brics.

 

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Fernandes, M. . (2021). Sobre a atualidade do conceito de imperialismo nas relações interestatais. Princípios, 40(161), 61–79. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2021.161.004