Chamada de Artigos Revista Princípios – Edição 159

2020-05-13

DOSSIÊ: O NOVO PROLETARIOADO 

A Revista Princípios, (ISSN: 1415-7888) periódico científico da Fundação Maurício Grabois dedicado ao tema do desenvolvimento nacional brasileiro, torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático TRABALHO E PROLETARIADO organizado pelo economista Dr. José Renildo de Souza (UFBA). A publicação prevista para abril de 2020 pretende trazer a lume artigos resultado de pesquisas empíricas e ensaios teóricos inéditos que possam contribuir para revelar como se desenvolvem as mudanças ocorridas no mundo do trabalho com seus efeitos sobre a composição da classe trabalhadora e a condição proletária nos tempos atuais, com ênfase na realidade brasileira. O objetivo do dossiê é reunir contribuições das pesquisas sobre o tema do trabalho e do proletariado atual, contemplando ao menos as três seguintes questões:  

  1. Como se caracterizam as principais mudanças na natureza e organização do processo de trabalho no capitalismo pós-1980? Quais as razões dessas mudanças?
  2. Como se caracterizam os impactos das mudanças no mundo do trabalho sobre a estruturação das classes sociais e sobre as lutas dos trabalhadores? Quais são as razões desses impactos?
  3. Como se reconfigura o proletariado no século XXI? 

Tendo esses questionamentos como referência, espera-se que os artigos tratem de temas como: 

  1. novos problemas sobre jornada e condições de trabalho e funcionamento da economia capitalista; 
  2. novas tecnologias, inteligência artificial, digitalização, plataformização e gig economy
  3. gênero, raça e gerações no mundo do trabalho; 
  4. ideologia a partir do mercado, digitalização e empreendedorismo; e vigilância e controle patronal; 
  5. trabalho e acumulação de capital; produção e financeirização; teoria do valor-trabalho, exploração e novos termos do trabalho não-pago; desemprego e a nova superpopulação relativa;
  6. classes sociais e proletariado; organização dos trabalhadores, ação sindical e movimentos sociais; luta de classes; 
  7. desigualdades sociais, direitos trabalhistas e previdenciários; contra-reformas neoliberais
  8. formação de identidades profissionais e consciência de classe entre o proletariado contemporâneo

Os assuntos sugeridos não impedem que outras questões, pautas e abordagens pertinentes ao dossiê sejam propostos e bem recebidos. 

A revista também aceitará contribuições de relatos de pesquisas com temáticas diversas à fim de compor a seção miscelânea.

As contribuições para publicação devem ser textos originais e inéditos escritos em português, que estejam em conformidade com as normas da revista (disponíveis em anexo).

As contribuições devem ser enviadas para o endereço eletrônico  até a data de 02 de maio de 2020.