Archives

  • Challenges of the Lula Government: democracy, reconstruction and development - Part I: Economy
    Vol. 42 No. 168 (2023)

    Este número de Princípios publica a primeira parte do dossiê “Desafios do governo Lula: democracia, reconstrução e desenvolvimento”, com artigos e ensaios predominantemente voltados à questão econômica.  Essa é a primeira  parte do dossiê que será publicado em distintas edições, em função da grande quantidade de contribuições recebidas pela revista, após a divulgação da chamada de artigos que orienta o tema central deste número. As elaborações publicadas nesta primeira parte do dossiê se nutrem, em boa medida, das apresentações feitas no seminário “100+50: desafios do governo Lula”, organizado por 15 entidades. Realizado na cidade de São Paulo entre os dias 24 e 26 de maio de 2023, o seminário envolveu 12 palestrantes, distribuídos em três mesas de debate. Alguns deles produziram artigos para o dossiê, complementado por outros textos, assinados por autores que não participaram do seminário. 

  • Classes sociais no Brasil contemporâneo
    Vol. 42 No. 166 (2023)

    A edição 166 da revista Princípios apresenta o dossiê temático “Classes sociais
    no Brasil contemporâneo”, organizado pelo professor doutor Máximo Augusto Campos
    Masson (UFRJ). O dossiê reúne reflexões relativas à constituição e configuração atual
    das classes sociais no Brasil — suas características e relações —, considerando a
    condição peculiar do país no cenário mundial e latino-americano, bem como as
    mudanças ocorridas na estrutura social brasileira entre o final do século XX e este início
    de século XXI, após décadas de implementação do projeto neoliberal em nosso país.

  • BRAZIL: 200 years of incomplete independence
    Vol. 41 No. 164 (2022)

    A revista Princípios apresenta, em sua edição n° 164, o dossiê temático Brasil: 200 anos de uma independência incompleta. Organizado pelos professores doutores Diorge Alceno Konrad (PPGH-UFSM) e Nilson Weisheimer (PPGCS-UFRB), esta edição alusiva ao bicentenário da Independência do Brasil traz contribuições originais de diferentes áreas do conhecimento, com análises críticas do processo de gênese e desenvolvimento das lutas pela independência nacional — no contexto de profundas transformações globais —, contemplando ainda a trajetória de construção de uma nação soberana que manteve unificado um território de dimensões continentais, com desdobramentos econômicos, políticos e sociais até a atualidade.

  • ISEB and national development
    Vol. 40 No. 162 (2021)

    A ediç˜ão 162 da revista Princípios traz o dossiê temático “O Iseb e o desenvolvimento nacional”, organizado pelo economista Nilson Araújo de Souza (Ical-Unila) e pelo filósofo  Cristiano Capovilla (UFMA). Reune trabalhos inéditos de pesquisas e ensaios teóricos que contribuem para a compreensão do movimento político-intelectual organizado em torno ao Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) a partir da segunda metade da década de 1950. O Iseb congregou alguns dos intelectuais que mais se destacaram na luta teórica e prática pela transformação da sociedade brasileira. Nele, o ponto de coesão entre  Roland Corbisier, Nelson Werneck Sodré, Álvaro Vieira Pinto, Guerreiro Ramos, Anísio Teixeira e Ignácio Rangel, entre outros, era a formulação de um pensamento original que buscasse corresponder às necessidades do país e que servisse ao desenvolvimento nacional — ou seja, à superação dos entraves a esse desenvolvimento, à superação da dependência. O dossiê ajuda a compreender o contexto histórico em que emerge esse movimento e, principalmente, seu papel como oficina do pensamento nacional-desenvolvimentista. 

  • O mundo pós-covid
    Vol. 40 No. 160 (2021)

    O ano de 2020 será lembrado para sempre pela pandemia de covid-19. Vista de conjunto, essa situação traz repercussões que, em sua totalidade, apenas começam a ser avaliadas. Cientistas das mais diversas áreas do conhecimento hoje se debruçam sobre os problemas colocados pela pandemia, buscando explicações, desenvolvendo tecnologias e práticas, promovendo reflexões políticas e filosóficas sobre diferentes aspectos da vida social e econômica que emerge da crise sanitária. A fim de fomentar essa reflexão sobre as possíveis consequências da pandemia nas mais diversas esferas da vida e nos diferentes grupos sociais, a Princípios apresenta o dossiê “O mundo pós-covid”, organizado por Dra. Ilka Bichara (Psicologia - UFBA)  e Dr. Nilson Weisheimer (Sociologia - UFRB).

  • Desafios do governo Lula: democracia, reconstrução e desenvolvimento - Parte II
    Vol. 43 No. 169 (2024)

    The resumption of development is the Lula government's great challenge, and constitutes the core of the program approved at the polls in 2022. Princípios magazine returns to this topic in its 169th edition, which continues the debate on development, the defense of democracy, the assertion of national sovereignty and the reconstruction of the country after Jair Bolsonaro's disastrous years at the head of the Republic's central power.

  • Sentidos de Junho: as manifestações de 2013 e o processo político brasileiro
    Vol. 42 No. 167 (2023)

    Em sua edição 167, a revista Princípios traz o dossiê "Sentidos de Junho: as manifestações de 2013 e o processo político brasileiro", organizado pelo Prof. Dr. Fábio Palácio (UFMA), reunindo artigos que interpretam com base na teoria marxista os sentidos e  as motivações daquele processo, suas formas orgânicas,  reivindicações e propostas. Foca, de modo particular, as relações do movimento com o campo político, bem como, os desdobramentos das revoltas de 2013. 

  • Dependência e desenvolvimento econômico: debates e horizonte programático
    Vol. 41 No. 165 (2022)

    A edição 165 da revista Princípios apresenta o dossiê temático "Dependência e desenvolvimento econômico: debates e horizonte programático", organizado  pelo Prof. Dr. Elias Jabbour (Uerj). O tema do desenvolvimento social e econômico em países da periferia do capitalismo sempre foi objeto da atenção de autores das mais diversas áreas. Nesse tema, a perspectiva marxista construiu fortuna teórica digna de destaque. O tema do desenvolvimento dependente revelou-se um objeto complexo, com ramificações e interfaces em diferentes campos do saber. Por isso, a presente  edição  contribui com esse debate apresentatando sínteses atualizadas sobre essa temática, buscando não apenas resgatar o cabedal teórico a ela relacionada, mas também prospectar as soluções que o debate sobre a dependência pode apontar para os destinos do Brasil e da América Latina.

  • Princípios nº 163 – Jan./Abr. 2022.Modernismo e revolução nos anos 1920. Modernismo e revolução nos anos 1920
    Vol. 41 No. 163 (2022)

    A edição 163 da revista Princípios traz o dossiê temático Modernismo e revolução nos anos 1920,  organizado por João Quartim de Moraes (Unicanp). Foram muitos e multiformes os fatos novos que fizeram de 1922 um ano carregado de futuro: a Semana de Arte Moderna, de 11 a 18 de fevereiro; a fundação do Partido Comunista do Brasil, em 25 de março; o levante do Forte de Copacabana, em 5 de julho, e o avanço da luta das mulheres pelo sufrágio universal com a fundação da Frente Brasileira pelo Progresso Feminino, em 9 de agosto. Independentes umas das outras, mas articuladas ao mesmo processo histórico e social, essas iniciativas tinham em comum o anseio de superar o passado e afirmar o projeto de uma nova sociedade e uma nova cultura. Refletir sobre esse período luminoso de nossa história é lançar luz não apenas sobre o passado, mas também sobre o presente. Essa é uma tarefa que cresce de importância neste momento, em que se coloca na ordem do dia a reconstrução do país. Buscamos com essa publicaçao retomar a utopia da geração de 1920, atualizada para o novo tempo, como referência para a realização, ainda incompleta, da obra de modernização e transformação de nossas estruturas sociais arcaicas e injustas.

  • Metamorphoses of political power
    Vol. 40 No. 161 (2021)

    O dossiê Metamorfoses do poder político organizado pelo Prof. Dr. Luiz Eduardo Motta (Ciência Política - UFRJ) reúne os resultados de pesquisas e reflexões teóricas inéditas que contribuem para o conhecimento das novas tendências e formas de exercício do poder político no âmbito de sociedades do capitalismo avançado. As reflexões perfazem tanto o diagnóstico da situação atual quanto os cenários emergentes. Reconhecendo neste um objeto complexo, com interfaces em diferentes campos do saber, o dossiê reúne contribuições de distintas áreas, especialmente Ciência Política, Sociologia, Filosofia, História e Economia, a fim de compor um quadro multifacetado sobre o tema das mutações por que passa a política neste primeiro quarto do século XXI.

  • Trabalho e proletariado no século XXI
    Vol. 39 No. 159 (2020)

    A pandemia do coronavírus, como prova dos nove, veio desmascarar o mito do adeus ao proletariado. Diversas pesquisas mostram o aumento contínuo das fileiras da classe trabalhadora em todo o mundo. Mudam o perfil, as formas, as condições e a composição dessa classe. Entender essa situação é indispensável para interpretar e mudar a sociedade. Por meio do dossiê “Trabalho e proletariado no século XXI” , organizado pelo economista Dr. José Renildo de Souza (UFBA) Princípios busca aportar sua  contribuição para o entendimento dessa nova e complexa realidade.