Os jovens brasileiros em tempos de covid-19

Authors

  • Nílson Weisheimer Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0002-6320-8402
  • Lila Cristina Xavier Luz Universidade Federal do Piauí - UFPI https://orcid.org/0000-0001-7301-0187
  • Marisa Feffermann Faculdade Latino-Americana de Sociologia - Flacso - Brasil
  • Miriam Abramovay Faculdade Latino-Americana de Sociologia - Flacso - Brasil
  • Maria D’Alva Macedo Ferreira Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Francisca Verônica Cavalcante Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Ana Paula da Silva Faculdade Latino-Americana de Sociologia - Flacso - Brasil https://orcid.org/0000-0003-3126-2161
  • Isabel Cristina Lopes Instituto de Saúde de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.160.008

Keywords:

Juventude, Educação, Trabalho, Futuro, Covid-19

Abstract

The article discusses the impact of covid-19 on the lives of Brazilian youth. Based on preliminary results of the investigation “Trajectories/ youth practices in times of covid-19 pandemic”, introduces reflections on how young people are experiencing education and work in times of social isolation; as well as young people’s perceptions about the future and the forms of existence and resistance in this context. As a result, it highlight how the persistent social vulnerabilities, which affect large portions of Brazilian youth, were heightened with the pandemic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nílson Weisheimer, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professor  Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento (PPGCS-UFRB). Líder do Grupo de Pesquisa Observatório Social da Juventude. Cumpriu estágio pós-doutorado no Departamento de Sociologia da USP. Recebeu o Prêmio Capes de Teses de Sociologia em 2010. 

Lila Cristina Xavier Luz, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Pós-doutora em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México. Professora associada III da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPI. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (Nupec). Atualmente desenvolve pesquisa sobre juventudes e desigualdade social, gênero e mercado de trabalho e demandas profissionais.

Marisa Feffermann, Faculdade Latino-Americana de Sociologia - Flacso - Brasil

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora em Pesquisaem Ciências Sociais, Infância e Juventude pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Saúde da SES-SP e da Faculdade Latino-Americana de Sociologia (Flacso-Brasil), Coordenadora do grupo de trabalho Infância e Juventude: Políticas, Culturas e Instituições Sociais, da Clacso. Membro/pesquisadora do Nupec. Pesquisadora/colaboradora no grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Miriam Abramovay, Faculdade Latino-Americana de Sociologia - Flacso - Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Lyon 2. Coordenadora da área de Juventude, Políticas Públicas da Flacso-Brasil. Tem várias publicações na área de violência nas escolas, juventude e violência. Cocoordenadora da pesquisa Trajetórias e Juventude- Covid -19 e coordenadora do curso “Aperfeiçoamento em juventudes e educação” da Flacso, OEi e Unesco. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, educação, violências nas escolas, violência e juventude, juventude e políticas públicas, gangues e segregação social.

Maria D’Alva Macedo Ferreira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Serviço Social pela PUC-SP (2003). Professora associada IV da UFPI. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: cidadania, estado, políticas públicas; violência e direitos humanos; infância, adolescência e juventude; serviço social, assistência social e educação superior; gestão pública e controle social. É membro/pesquisadora do Nupec, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Sociedade, Direitos e Políticas Públicas (NUDISPP) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Serviço Social e Questão Social.

Francisca Verônica Cavalcante, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela —PUC-SP. Professora associada III do Departamento de Ciências Sociais da UFPI. Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da mesma universidade, com estudos sobre as temáticas: gênero e geração; conservação e proteção ambiental; e arqueologia da paisagem e paleoambiente. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar sobre Corpo, Saúde e Emoções (Corpostrans) e membro/pesquisadora do Nupec.

Ana Paula da Silva, Faculdade Latino-Americana de Sociologia - Flacso - Brasil

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF—Uerj). Pesquisadora do Programa Estudos e Políticas sobre a Juventude da Flacso Brasil. Professora do curso de Comunicação Social da Universidade Salgado de Oliveira (Universo, Niterói-RJ). Jornalista e educomunicadora em projetos para adolescentes e jovens. Ativista e militante pelos direitos das juventudes.

Isabel Cristina Lopes, Instituto de Saúde de São Paulo

* Pós-graduada em Saúde Pública pela USP. Psicóloga e psicanalista de orientação pichoniana. Pesquisadora do Laboratório de Inovação Social do Instituto de Saúde de São Paulo. Autora dos livros Fim de século: ainda manicômios? (1999), A cidadania negada: políticas públicas e formas de viver (2009) e Diálogos psicanalíticos sobre família e casal: as vicissitudes da família atual (2014).

Published

2021-01-16

How to Cite

Weisheimer, N. ., Luz, L. C. X., Feffermann, M. ., Abramovay, M. ., D’Alva Macedo Ferreira, M., Verônica Cavalcante, F. ., … Cristina Lopes, I. . (2021). Os jovens brasileiros em tempos de covid-19. Princípios, 40(160), 177–207. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.160.008