Entre elites: carlistas, lulistas e a configuração política da Bahia

Autores

  • Ana Quele Passos UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Maurício Ferreira Silva UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Representação política, Elites políticas, Política Baiana, Carlismo, Lulismo

Resumo

Este estudo aborda o perfil sociopolítico das elites políticas na Bahia, com foco na análise comparativa entre o Carlismo e o Lulismo, grupos de poder que protagonizam a representação política do estado após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Para o entendimento desta dualidade representativa, o quadro incluiu os governadores, os deputados federais e os senadores eleitos em nove processos eleitorais entre os anos de 1990 e 2022. A pesquisa utilizou a estatística descritiva e teve a coleta realizada através do Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil. A unidade de observação correspondeu às biografias individuais e a unidade de análise foram os representantes do carlismo (PFL\DEM\UNIÃO) e lulismo na Bahia (PT). Os resultados evidenciam que mesmo vinculados a espectros ideológicos distintos, os perfis dos carlistas e lulistas se assemelham quanto ao recrutamento, exprimindo a sobrerrepresentação de homens, com alto grau de escolaridade e oriundos de profissões liberais, convergindo com o quadro das elites nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Quele Passos, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Bacharela e Mestra em Ciências Sociais (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB). Doutoranda em Ciência Política (Universidade Federal do Paraná - UFPR).

Maurício Ferreira Silva, UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor Associado de Ciência Política (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB). Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS-UFRB) e Política Social e Território (POSTERR-UFRB).

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Passos, A. Q., & Ferreira Silva, M. (2025). Entre elites: carlistas, lulistas e a configuração política da Bahia. Princípios, 43(170). Recuperado de https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/427