A desigualdade social e a condição de saúde das mulheres no município de Londrina (PR)

Autores

  • Nathália Cristina de Carvalho Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Ana Patrícia Pires Nalesso Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Indicadores Sociais, Saúde da Mulher, Desigualdade Social

Resumo

A presente pesquisa insere-se em um projeto mais amplo em andamento, in- titulado “Análise da desigualdade social em Londrina: leitura continuada arti- culando indicadores sociais e econômicos”, e propõe um aprofundamento que leva em conta especificidades da desigualdade de gênero e seus impactos na saúde da mulher. A premissa subjacente é que a análise e o trato dos indica- dores sociais e epidemiológicos permitem a apreensão e proposição de políti- cas para a melhoria da condição de saúde das mulheres. Considerando que as pessoas adoecem segundo suas condições materiais de vida e que as mulheres apresentam especificidades, o objetivo desta pesquisa é compreender a relação entre a desigualdade social e as condições de saúde no município de Londrina a partir do exame de indicadores que intercruzem a condição de gênero, as- pectos de adoecimento específicos para as mulheres e os impactos resultantes do nível de acesso delas aos serviços de saúde. Em face dessas questões, ao ex- plorar os processos relacionados à saúde das mulheres, a metodologia adotada baseou-se em uma sólida revisão bibliográfica sobre o tema, conduzindo uma pesquisa qualiquantitativa, de fonte secundária. Em última análise, os resulta- dos apontaram que, embora as melhorias nos programas e serviços de saúde tenham sido significativas, as disparidades de gênero na saúde persistem tanto em nível nacional quanto municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Cristina de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Serviço Social peça Universidade Estadual de Londrina. No período entre 2022 e 2023, atuou como bolsista de iniciação científica, sendo apoiada pela agência de fomento CNPq. 

Ana Patrícia Pires Nalesso, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Serviço Social pela UEL, Mestra em Serviço Social: Prática Profissional e Política Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Doutora em Serviço Social e Política Social pela UEL. Professora adjunta na UEL, concentrando suas atividades principalmente em temas como serviço social, política social, medicalização e indisciplina no espaço escolar.

Downloads

Publicado

2024-06-25

Como Citar

Carvalho, N. C. de, & Pires Nalesso, A. P. (2024). A desigualdade social e a condição de saúde das mulheres no município de Londrina (PR). Princípios, 43(169), 226–241. Recuperado de https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/365