Cultura e estratégia nacional para o desenvolvimento

Políticas audiovisuais de amplo espectro na economia criativa

Autores

  • Ruy Alkmim Rocha Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0002-6341-0643
  • Joane dos Santos Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRB)

Palavras-chave:

Audiovisual, Economia Criativa,, Políticas Públicas, Desenvolvimento

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender o papel das políticas para o setor audiovisual na proteção contra a concorrência predatória externa, bem como as tentativas de desmontá-las, nos governos Temer e Bolsonaro. Compreende-se que a economia da cultura é um elemento basilar para o desenvolvimento nacional sustentável, sendo possível tomar o audiovisual como um dos setores nos quais há maiores avanços, mesmo com deficiências estruturais. Como estratégia metodológica, nos propomos a mapear essas políticas, analisando relatórios produzidos pela Ancine e pelo Observatório do Cinema e do Audiovisual, entre outros. Conclui-se que, mesmo com avanços na produção em diferentes formatos, com diferentes estéticas, persistem problemas na distribuição e exibição de obras brasileiras e na concentração de recursos. Cabe considerar a carência de medidas para fomentar a crítica, a pesquisa, a promoção, a formação de público, a preservação e qualificação profissional como elementos indispensáveis para o desenvolvimento do cinema, da televisão e do vídeo. Um diagnóstico permite lançar as bases para um projeto de desenvolvimento nacional que tome a cultura como eixo norteador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruy Alkmim Rocha Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do Departamento de Comunicação Social da UFRN.

Joane dos Santos Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRB)

Doutoranda em Ciências Sociais pela UFRN. Professora de Sociologia da rede pública estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2024-06-25

Como Citar

ALKMIM ROCHA FILHO, R., & Araújo, J. dos S. . (2024). Cultura e estratégia nacional para o desenvolvimento : Políticas audiovisuais de amplo espectro na economia criativa. Princípios, 43(169), 66–87. Recuperado de https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/353