Desafios do novo governo Lula

Democracia, reconstrução e desenvolvimento

  • Gentil Corazza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Governo Lula, desafios econômicos e sociais, democracia,, governabilidade

Resumo

O texto tem por objetivo fazer uma análise crítica dos principais desafios a serem enfrentados pelo novo governo Lula em seu terceiro mandato como presidente da República. Avalia-se a importância deste estudo à luz da necessidade de um governo poder ter clareza sobre as prioridades de suas ações e as dificuldades em realizá-las. Procura-se analisar esses desafios distinguindo seu caráter emergencial, sua natureza conjuntural de curto prazo ou estrutural de longo prazo, com ênfase especial no desafio do desenvolvimento sustentável. Intenta-se, também, analisar as relações internas entre os diversos desafios, e não apenas suas peculiaridades individuais.

Biografia do Autor

Gentil Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Economista. Doutorado pela Unicamp. Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi diretor da Faculdade de Ciências Econômicas. Presidente da Sociedade de Economia do RS e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política. Bolsista do CNPq e da Capes. Concentrou estudos e pesquisas na área da Economia Política.

Publicado
2024-02-01
Como Citar
Corazza, G. (2024). Desafios do novo governo Lula : Democracia, reconstrução e desenvolvimento. Princípios, 42(168), 106 - 126. Recuperado de https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/344