O debate marxista sobre o imperialismo pós-II Guerra Mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2023.166.008

Palavras-chave:

Teoria, Relações internacionais, Marxismo, Imperialimo, Conflito, Cooperação

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o debate marxista sobre o imperialismo após a II Guerra Mundial. Para isso foram revisitados os escritos de Harry Magdoff, Ernest Mandel e Nicos Poulantzas. O pano de fundo é a internacionalização produtiva e a aliança militar entre os Estados Unidos e a Europa. O debate entre os autores inscreve e/ou retifica as teses e polêmicas entre Lênin e Kautsky sobre o imperialismo à luz das transformações na economia política internacional após o segundo grande conflito do século XX. Acreditamos que os escritos sistematizados contribuem para compreender o imperialismo como um conceito chave para a análise da política internacional contemporânea, especialmente quando se tem em vista o debate sobre o imperialismo estadunidense, os conflitos interimperialistas e o papel das organizações internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Bugiato, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Coordenador do grupo de pesquisa Coletivo de Estudos Marxistas sobre o Internacional. Membro da Rede de Estudos em Relações Internacionais e Marxismo (Rima).

Tatiana Berringer, Universidade Federal do ABC

Doutora em Ciência Política pela Unicamp. Professora de Relações Internacionais da UFABC e dos programas de pós-graduação em Relações Internacionais e em Economia Política Mundial da UFABC. Membro da Rima.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

Bugiato, C., & Berringer, T. . (2023). O debate marxista sobre o imperialismo pós-II Guerra Mundial. Princípios, 42(166), 132–149. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2023.166.008