A Cultura privatizada
DOI:
https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.165.013Palavras-chave:
Política cultural, Itaú Cultural, Ação social dos empresários, Responsabilidade socialResumo
E
Este artigo é resultante de um estudo sobre as ações sociais dos empresários com base na chamada responsabilidade social empresarial. Como referencial teórico, nos utilizamos de Karl Polanyi e seu argumento do duplo movimento. O objetivo geral foi compreender a ação socialmente responsável do setor empresarial no Brasil. E, como objetivo específico, compreender como o setor privado desenvolve suas ações no campo das políticas sociais. Como objeto específico de análise, temos as ações do Instituto Itaú Cultural, instituição vinculada ao banco Itaú, à época desta pesquisa o maior banco privado do país. Como método, utilizamos entrevistas semiestruturadas com dirigentes do Itaú Cultural, bem como pesquisamos os materiais disponíveis no site do Itaú Cultural e do Ministério da Cultura. Como resultado, destacamos que a política cultural no Brasil, desde o seu planejamento até a execução, tem caráter privado, de privatização das políticas culturais, apesar de contar com recursos públicos para sua plena execução.