A política de preços dos combustíveis, o mercado interno e o interesse público

Palavras-chave: Direito econômico, Petrobras, Autonomia tecnológica, Soberania

Resumo

O artigo analisa os impactos negativos da atual política de preços de combustíveis da Petrobras, vigente desde novembro de 2016, no âmbito do mercado interno brasileiro e em detrimento do interesse público. Ao adotar o preço de paridade de importação (PPI) como referência para o abastecimento do mercado interno, o país, que é autossuficiente na produção de petróleo, ficou exposto à volatilidade e especulação características dos preços internacionais do barril de petróleo e do mercado cambial. Tal análise é feita sob a perspectiva do direito econômico enquanto espaço político-jurídico da acumulação e reprodução do capital. Defende a mudança dessa política com vistas a fazer valer a previsão constitucional de que o uso da renda petrolífera deve estar vinculado às finalidades da ordem econômica, no geral, e, em particular, a conferir sentido de utilidade pública ao abastecimento de combustíveis como meio para preservar o interesse nacional, valorizar o mercado interno e a autonomia tecnológica e promover o desenvolvimento econômico e social, com a geração de empregos e a (re)industrialização. Conclui com a sugestão de medidas que visem reduzir a exposição da economia nacional às incertezas do mercado internacional, desestimular a exportação do petróleo cru e incentivar a ampliação do refino, de modo a redesenhar a arquitetura institucional dessa atividade em benefício da soberania econômica do Brasil.

Biografia do Autor

André Pereira R. Tokarski, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

* Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor de Direito da Universidade Nove de Julho (Uninove).

Publicado
2022-07-02
Como Citar
Tokarski, A. P. R. (2022). A política de preços dos combustíveis, o mercado interno e o interesse público. Princípios, 41(164), 265 - 286. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.164.012