Um lírico cismado e moderno

interpretação do Brasil no primeiro Drummond

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.163.008

Palavras-chave:

Modernismo, Poesia brasileira, Carlos Drummond de Andrade, Identidade nacional

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura dos primeiros livros de poemas de Carlos Drummond de Andrade, considerando-os como uma superação precoce das principais contradições do primeiro momento do Modernismo brasileiro, especialmente no que se refere à expressão de uma identidade nacional através do resgate de uma brasilidade não oficial, como pretendido pelos primeiros modernistas. A hipótese central do artigo é a de que a poética do jovem Drummond configura-se formalmente para evidenciar os limites do projeto modernista ao constituir sobretudo uma poesia de desconfiança do nacionalismo modernista e de problematização da vida brasileira

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Biografia do Autor

Alexandre Pilat, Universidade de Brasília - UnB

Professor de Literatura Brasileira da Universidade de Brasília (UnB). Mestre e doutor em Literatura pela UnB com pós-doutorado pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Foi professor visitante da Università degli Studi di Perugia, Itália. Autor, entre outros livros, de A nação drummondiana e Poesia na sala de aula.

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Publicado

2022-02-07

Como Citar

Pilati, A. (2022). Um lírico cismado e moderno: interpretação do Brasil no primeiro Drummond. Princípios, 41(163), 187–207. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.163.008