Plano estratégico 2019-2022 para a educação paulista
uma nova morfologia organizacional do trabalho do professor?
DOI:
https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.159.008Palavras-chave:
Morfologia do trabalho, Capitalismo, Globalização, EducaçãoResumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica e documental que desenvolvemos tomando como objeto de análise o Plano estratégico 2019-2022: educação para o século XXI, publicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em 3 de julho de 2019. Mais especificamente, nossa análise tem como objeto central o “Mapa estratégico 2019-2022”, o qual foi amplamente divulgado nas escolas da rede estadual de educação básica do estado de São Paulo. A partir da problematização e análise da chamada globalização da economia, do processo de reestruturação produtiva e da nova morfologia do trabalho decorrente das novas formas de organização do trabalho, buscamos responder, por meio da análise do plano estratégico do governo paulista, em que medida essa nova morfologia do mundo do trabalho atinge o trabalho dos professores da educação escolar. Os resultados da pesquisa demonstraram que essa influência existe e que resulta na intensificação da precarização do trabalho do professor na rede da educação básica do estado de São Paulo.