Metamorfoses políticas

da social-democracia aos partidos-movimento

Palavras-chave: Partidos-movimento, Partidos políticos, Social-democracia, Partidos de cartel, Terceira via

Resumo

O presente artigo analisa a trajetória histórica que levou a revolucionária social-democracia do fim do século XIX à moderação exacerbada no século XXI e que teve como consequência política a recente criação daquilo que a literatura especializada convencionou chamar de partidos-movimento. A hipótese apresentada é a de que o sistema de partidos de cartel, como descrito por Katz e Mair, legitimou a emergência de novos partidos políticos no século XXI, como o Podemos na Espanha, o Syriza na Grécia, o Bloco de Esquerda em Portugal, o França Insubmissa na França e Die Linke na Alemanha. Em países de sistema majoritário de um único turno, como Reino Unido e Estados Unidos, a inovação não surgiu com uma nova organização partidária, mas sim com mudanças internas nos seus tradicionais partidos, como o Trabalhista e o Democrata, respetivamente.

Biografia do Autor

Theófilo Codeço Machado Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Organizador do livro Engels 200 anos: ensaios de teoria social e política.

Publicado
2021-04-30
Como Citar
Rodrigues, T. (2021). Metamorfoses políticas: da social-democracia aos partidos-movimento . Princípios, 40(161), 168 -196. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2021.161.008