O “novo normal” no campo da educação
da aparência à essência
DOI:
https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.160.010Palavras-chave:
Novo normal, Pseudoconcreto, Essência, Educação, Materialismo HistóricoResumo
O objetivo geral do presente artigo é desvelar a terminologia do “novo normal”, introduzindo-a numa dimensão histórico-crítica para que, dessa maneira, ela seja capturada em sua forma real. Para tanto, buscou-se introduzir a terminologia como ela tem sido enunciada na atualidade e discutir sobre o papel da ciência e do método com a finalidade de apreender o que o termo apresenta em essência. Representou-se o novo normal a partir dos supostos elementos que o compõem com a finalidade de, posteriormente, discorrer uma análise crítica sobre o termo, afunilando-a para o campo da educação. Adotou-se o materialismo-histórico como metodologia central. Tendo em vista a ampla adoção do termo por parte da população, torna-se necessária uma análise aprofundada de sua forma e reais significados, assim como dos desdobramentos de sua assunção no cotidiano das relações de trabalho e no campo da educação.