Notas sobre plataformas digitais, economia de dados e inteligência artificial.

Autores

Palavras-chave:

comunicação, economia política, tecnologia

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar alguns apontamentos sobre os três temas referidos no título – importantes hoje tanto no debate público como no acadêmico –, os quais, embora fortemente imbricados, tendo em vista a sua gênese comum, fruto que são da Terceira Revolução Industrial, devem ser compreendidos nas suas especificidades em relação aos aspectos tecnológico, econômico e sociológico envolvidos. A partir de uma referência crítica à ideia de tecno feudalismo, introduzo a discussão sobre a chamada economia de dados, que intersecciona as problemáticas das plataformas digitais e da inteligência artificial, enfatizando o seu aspecto de capital fictício. A inteligência artificial será retomada em seguida, apresentando, primeiro, alguns conceitos chave discutidos em um artigo relevante a respeito, do campo da filosofia, para, em seguida, fornecer uma alternativa de análise marxista. Trata-se de um texto curto, que só almeja indicar uma linha de raciocínio sobre os temas relacionados, que venho desenvolvendo em outros trabalhos decorrentes do projeto de pesquisa citado na nota biográfica adiante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Bolano, Universidade Federal de Sergipe -UFS

Professor doutor, nível titular, aposentado, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), voluntário do Programa de Pós-Graduação em Economia daque- la instituição (Propec-UFS), coordenador do projeto “Governança econômica das redes digitais”, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp — projeto no 2021/06992-1).

Downloads

Publicado

2025-12-26

Como Citar

Bolano, C. (2025). Notas sobre plataformas digitais, economia de dados e inteligência artificial . Princípios, 44(173), 9–24. Recuperado de https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/511