Um prelúdio para o regresso do capital monopolista

O hibridismo de Lukács na construção da alternativa chinesa ao sistema do capital

Autores

  • Samuel Spellmann Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14295/principios.2675-6609.2025.172.011

Palavras-chave:

Hibridismo, China, Capital Monopolista, Lukács, Socialismo com Características Chinesas

Resumo

O papel da atuação estatal na economia tem sido redescoberto ao longo dos últimos anos. Embora o circuito do capital seja acelerado através das políticas anticíclicas dos bancos centrais do centro do capitalismo, não há adiamento perpétuo das contradições subjacentes à reprodução capitalista. O capital não pode se tornar, por um mero ato de ofício, mais capital. Se a reprodução capi- talista depende necessariamente da continuidade da expansão dos capitais, é também verdade que essa mesma reprodução não se desprende da materiali- dade, embora busque perpetuamente dela afastar-se. A transição ao socialismo na China toma a forma do socialismo de mercado. Este artigo relaciona o con- ceito de hibridismo de Lukács e a sua relação com a transformação da econo- mia chinesa. O texto se divide em dois grandes tópicos. O primeiro deles traz o hibridismo enquanto conceito marxista. O outro centro magnético é uma abor- dagem da atualidade histórica do capital monopolista. Caracterizá-lo implica necessariamente uma revisão do desenvolvimento teórico do conceito, para, na sequência, se poder abordar a raiz central do texto: uma vez que o hibridismo de modos de produção se expressou já na primeira natureza do capital mono- polista, resta saber de que forma se apresentaria na atualidade histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spellmann, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Coordenador dos cursos de especialização “China Contemporânea” e “Mudança Global do Clima” e vice-coordenador do Centro de Estudos Globais e China da PUC-Minas.

Downloads

Publicado

2025-06-08

Como Citar

Spellmann, S. (2025). Um prelúdio para o regresso do capital monopolista: O hibridismo de Lukács na construção da alternativa chinesa ao sistema do capital. Princípios, 44(172), 216–242. https://doi.org/10.14295/principios.2675-6609.2025.172.011