Velhas narrativas, velhas estratégias, novos bloqueios

A antiga CPMI da Terra e a nova CPI do MST

Palavras-chave: Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Terra., Comissão Parlamentar de Inquérito do MST, Representação congressual oligárquica, Reforma Agrária

Resumo

O presente artigo objetiva realizar uma análise comparativa entre a CPMI da Terra e a atual CPI do MST. Verificando semelhanças e diferenças entre ambos os procedimentos, busca-se fornecer um prognóstico sobre os possíveis desdobramentos e impactos desse movimento parlamentar que pode ser considerado como um dos primeiros grandes desafios do novo governo. Por meio das estratégias adotadas na Comissão Mista de 2003, realiza-se um prognóstico dos resultados esperados pela atual CPI, bem como dos bloqueios às políticas de reforma agrária que podem dela surgir. Assim, o estudo é dividido em três partes. Na primeira, faz-se uma análise geral da CPMI da Terra, de seus objetivos (os oficiais e os verdadeiros) e das estratégias adotadas pela bancada ruralista para silenciar vozes dissonantes e, ao fim, deslegitimar os movimentos sociais de luta pela terra. A segunda destina-se à análise da CPI do MST e dos atos até agora praticados, a partir de uma comparação com a CPMI constituída há 20 anos. A terceira parte busca, a partir da repetitividade das narrativas e estratégias adotadas pela representação congressual oligárquica, trazer um prenúncio sobre o que se pode esperar da atual CPI. O trabalho adota a metodologia jurídico-prospectiva de pesquisa, e é baseado em análise empírica documental e revisão bibliográfica. Conclui-se que a CPI do MST deve ter resultados semelhantes aos da CPMI da Terra, o que, somado à forte organização da bancada ruralista, mostra que a implementação de uma reforma agrária efetiva será desafiadora ao atual governo.

Biografia do Autor

Alexandre de Freitas Carpenedo, Advocacia-Geral da União (AGU)

Mestre e graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS. Especialista em Direito Público — ênfase em Direito Constitucional. Procurador Federal na Advocacia-Geral da União (AGU). E-mail: alexandre.carpenedo@agu.gov.br. 

Roberta Camineiro Baggio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: roberta.baggio@ufrgs.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4907-6105.  
Publicado
2024-02-01
Como Citar
Carpenedo, A. de F., & Baggio, R. C. (2024). Velhas narrativas, velhas estratégias, novos bloqueios: A antiga CPMI da Terra e a nova CPI do MST. Princípios, 42(168), 233 - 250. Recuperado de https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/326