Notas para uma crítica marxista da Administração Pública

  • Robertônio Santos Pessoa UFPI
Palavras-chave: Administração Pública, marxismo, luta de classes

Resumo

O desenvolvimento do capitalismo levou a uma expansão das funções do Estado e, com isso, a um forte incremento da administração pública. Esta reforçou ainda mais a imagem fetichizada de neutralidade do Estado, uma vez que atuaria segundo critérios de legalidade, racionalidade e impessoalidade. A expansão do Estado neoliberal resultou em novas formas de dominação, o que deveria, também, implicar mudanças e adaptações nas formas de resistência e nas lutas emancipatórias. A teoria marxista, contudo, tem conferido pouca atenção ao tema da administração pública, tendo se ocupado mais com uma crítica do Estado burguês ou capitalista, sem adentrar nas especificidades e concretudes dos seus “aparatos”. Hoje, todavia, já não basta assinalar o caráter capitalista ou classista do Estado. Um exame mais acurado da administração pública sob um enfoque marxista revela-se não apenas um problema teórico relevante, mas também uma questão prática da maior importância para as lutas emancipatórias.

Biografia do Autor

Robertônio Santos Pessoa, UFPI

Pós-doutor em Teoria Marxista do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); pós-doutor em Ciências Político-Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); professor titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI); professor do Programa de Mestrado em Direito da UFPI.

 

Publicado
2024-02-01
Como Citar
Pessoa, R. S. (2024). Notas para uma crítica marxista da Administração Pública. Princípios, 42(168), 197 - 216. Recuperado de https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/322