Um Plano Marshall para a América Latina

Roberto Simonsen e a tese do subdesenvolvimento latino-americano

Palavras-chave: Industrialização, Plano Marshall, Pobreza

Resumo

O artigo pretende discutir as ideias de Roberto Simonsen acerca dos efeitos do Plano Marshal na América Latina e no Brasil. Simonsen foi um empresário e intelectual que liderou o segmento industrial da burguesia brasileira nos anos 1930 e 1940. Suas ideias, descritas em livros e artigos analisados neste trabalho, anteciparam conceitos econômicos que só a partir dos anos 1950 ganharam corpo no debate nacional. Inserido nas discussões sobre a industrialização no Brasil e na América Latina no período, defendia que, para que o padrão de vida se elevasse, era preciso se industrializar. Mas a proposta dos EUA para a recuperação da Europa, o Plano Marshall, teria como consequência direta a acentuação da pobreza latino-americana, na medida em que reinseria esses países na antiga divisão internacional do trabalho na qual ocupariam a posição de produtores de matérias-primas. Sua ideia era criar uma estratégia de desenvolvimento que elevaria as condições de vida latino-americanas, industrializando o Brasil e os demais países e recusando a posição de exportadores, a qual, em sua visão, não nos permitiria obter o nível de desenvolvimento econômico e social necessário para elevar o padrão de vida da população. São essas ideias que se pretende demonstrar e debater ao longo do trabalho.

Biografia do Autor

Moacir de Freitas Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências Sociais pela Unesp de Araraquara, é professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: mfjr@ufu.br.

Publicado
2024-02-01
Como Citar
Freitas Junior, M. (2024). Um Plano Marshall para a América Latina: Roberto Simonsen e a tese do subdesenvolvimento latino-americano. Princípios, 42(168), 152 - 174. Recuperado de https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/article/view/319