O mundo dos sonhos pós-covid

  • Sidarta Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Draulio Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Allan Kardec Barros Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Palavras-chave: Pandemia, Depressão, Ansiedade, Plantas medicinais, Yoga

Resumo

A pandemia da covid-19 é um evento traumático único. O vírus acarretou, de um lado, a perda de milhares de vidas e, de outro, o aumento da depressão e da ansiedade. Esses fenômenos avivam nossa atividade cerebral e despejam toda uma carga de emoções negativas em nossos sonhos. Este pequeno ensaio aborda, do ponto de vista da neurociência, possíveis terapias para a depressão e a ansiedade, baseadas em plantas medicinais ligadas à tradição ameríndia ou em práticas orientais como o ioga.

Biografia do Autor

Sidarta Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, neurocientista, biólogo, neurobiólogo e vice-diretor do Instituto do Cérebro. Publicou mais de cem artigos científicos em periódicos internacionais. É autor de O oráculo da noite (Companhia das Letras, 2019).

Draulio Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, membro do Instituto do Cérebro, neurocientista, físico. Atua na área de Neurociências, com ênfase na utilização da imagem funcional por ressonância magnética e eletroencefalografia na avaliação das bases neurais dos estados alterados de consciência

Allan Kardec Barros, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor titular da Universidade Federal do Maranhão, PhD em Information Engineering pela Universidade de Nagoya (Japão). Tem mais de 200 publicações na área de redes neuronais, saúde e engenharia. Atua em aplicações de aprendizado de máquinas inspirado na comunicação entre neurônios.

Publicado
2020-08-26