A atualidade da obra de Marini e o resgate crítico de seu pensamento

  • Nilson Araujo de Souza Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Mariana Nunes de Moura Souza Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) https://orcid.org/0000-0002-5527-8152
Palavras-chave: dependência, transferência de valor, superexploração da força de trabalho, desenvolvimento

Resumo

Este artigo objetiva resgatar criticamente e demonstrar a atualidade do pensamento de Ruy Mauro Marini, um dos principais construtores da teoria marxista da dependência (TMD). Escolheu-se Marini porque sua elaboração é a mais densa e completa da TMD. O estudo se concentrará no principal livro dele, Dialética da dependência, porque é onde se condensa melhor sua contribuição teórica. O texto apresenta seu pensamento, analisa-o e mostra sua atualidade. Começa-se por sintetizar a concepção de Marini sobre os mecanismos de transferência de valor dos países dependentes para os países industriais, além de demonstrar a atualidade dessa concepção. Após se expor sua constatação de que o corolário incontornável da transferência de valor é a superexploração da força de trabalho, fornecem-se dados que comprovam sua atualidade. Demonstra-se então que, em decorrência da transferência de valor e da superexploração da força de trabalho, os países dependentes realizam um reduzido nível de acumulação de capital. Outra decorrência da superexploração é o descolamento entre a produção e as necessidades das massas, engendrando a “necessidade” de exportar. O Estado de uma economia do porte da brasileira adotaria, para garantir mercados para esse “excedente”, uma política agressiva que, ao lado de ouras contradições, engendraria o subimperialismo. Apresentam-se neste texto reservas críticas dos autores em relação a essa tese. Finalmente, aborda-se a conclusão de Marini de que a superação da dependência só se daria nos marcos do socialismo. Posteriormente, ele passou a admitir a necessidade do uma “etapa intermediária” que teria as tarefas nacional, democrática e de justiça social.

Biografia do Autor

Nilson Araujo de Souza, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutor em Economia pela Universidad Nacional Autónoma de México (Unam), com pós-doutoramento em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Ical-Unila). Diretor do Instituto Claudio Campos. Diretor de Publicações da Fundação Maurício Grabois. Autor de vários livros, artigos e ensaios sobre economia brasileira, latino-americana e mundial. Destacam-se Economia brasileira contemporânea: de Getúlio a Lula e Economia internacional contemporânea: da Grande Depressão de 1929 ao colapso financeiro de 2008. Coorganizador do livro Pensamento nacional-desenvolvimentista.

Mariana Nunes de Moura Souza, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Doutora e mestre em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP e bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Pesquisadora do Centro Sou Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coordenadora do Projeto Wash de pré-iniciação científica na USP. Redatora-chefe da Revista Latinoamerica. Cofundadora do movimento Cientistas Engajados. Membro da Iniciativa Internacional pela Promoção da Economia Política (IIPPE), da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE), do Grupo de Trabalho da Teoria Marxista da Dependência (GT-TMD), da Sociedade de Economia Política (SEP), do Grupo de Estudos sobre a Dialética da Dependência (GEDD, IEE-USP) e do Grupo de Estudos de Ecologia Marxista (EcoMarx, IEE-USP). Pesquisadora da cátedra José Bonifácio do Instituto de Relações Internacionais da USP e membro fundador da Frente Ampla Democrática Socioambiental (Fads). Publicou vários artigos nas áreas de economia, energia, ambiente e relações internacionais.

Publicado
2022-10-29
Como Citar
Souza, N. A. de, & Souza, M. N. de M. (2022). A atualidade da obra de Marini e o resgate crítico de seu pensamento. Princípios, 41(165), 31 - 56. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.165.003