Educação superior e América do Sul
Neodesenvolvimentismo, neoconservadorismo
DOI:
https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.165.007Palavras-chave:
Educação superior, América do Sul, Política educacionalResumo
O trabalho apresenta aspectos da trajetória da educação superior na América do Sul. Considera em sua análise a existência de demandas anteriores e atuais por ensino superior e o papel da educação superior para o desenvolvimento econômico, a superação de desigualdades sociais e a integração entre as sociedades da América do Sul. Discute iniciativas realizadas a partir das primeiras décadas do atual século e promovidas por governos de centro-esquerda eleitos após diversos governos implementarem políticas econômicas e educacionais de inspiração neoliberal. Analisa os possíveis efeitos sobre o cenário da educação superior no subcontinente decorrentes da emergência de governos ultraconservadores na região e suas tentativas de reversão de tendências de expansão do acesso ao ensino superior. Finaliza analisando potenciais desafios para a reocupação do poder governamental por partidos e frentes políticas de centro-esquerda e as ações que precisariam realizar na educação superior, em especial no caso da sociedade brasileira, dada a importância geopolítica do Brasil na América do Sul.