Educação superior e América do Sul

Neodesenvolvimentismo, neoconservadorismo

Palavras-chave: Educação superior, América do Sul, Política educacional

Resumo

O trabalho apresenta aspectos da trajetória da educação superior na América do Sul. Considera em sua análise a existência de demandas anteriores e atuais por ensino superior e o papel da educação superior para o desenvolvimento econômico, a superação de desigualdades sociais e a integração entre as sociedades da América do Sul. Discute iniciativas realizadas a partir das primeiras décadas do atual século e promovidas por governos de centro-esquerda eleitos após diversos governos implementarem políticas econômicas e educacionais de inspiração neoliberal. Analisa os possíveis efeitos sobre o cenário da educação superior no subcontinente decorrentes da emergência de governos ultraconservadores na região e suas tentativas de reversão de tendências de expansão do acesso ao ensino superior. Finaliza analisando potenciais desafios para a reocupação do poder governamental por partidos e frentes políticas de centro-esquerda e as ações que precisariam realizar na educação superior, em especial no caso da sociedade brasileira, dada a importância geopolítica do Brasil na América do Sul.

Biografia do Autor

Máximo Augusto Campos Masson, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bacharel, licenciado e mestre em Ciências Sociais e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado de Sociologia da Educação da UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Publicado
2022-10-29
Como Citar
Masson, M. A. C. (2022). Educação superior e América do Sul: Neodesenvolvimentismo, neoconservadorismo . Princípios, 41(165), 126 - 144. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.165.007