Questão agrária, formação social brasileira e dependência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.163.010

Palavras-chave:

Questão agrária, Formação social, Capitalismo dependente

Resumo

O artigo objetiva tecer uma análise crítica da questão agrária brasileira como particularidade da nossa formação econômica e social. Recorre ao pensamento social marxista, com destaque para a contribuição teórica de Caio Prado Jr. Propõe que a questão agrária é indissociável do capitalismo dependente. Na atualidade os latifundiários reforçam sua influência sobre o Estado, através de aparelhos privados de hegemonia, comprometendo a soberania alimentar e o meio ambiente, e acirrando as contradições com agricultores familiares e o proletariado rural em busca por autonomia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson Weisheimer, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento - PPGCS/UFRB. Líder dos Grupos de Pesquisas do CNPq: Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural - NEAF/UFRB e Observatório Social da Juventude - OSJ/UFRB. Editor Executivo da Revista Princípios. Vencedor do Prêmio CAPES de Teses de Sociologia em 2010. ID Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6320-8402. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/8189989792551322. E-mail: nw65br@gmail.com

Michelle S. R. de Araújo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Funcionária pública da rede estadual de ensino do Maranhão (SEDUC-MA). Ex-coordenadora executiva do Comitê Executivo Estadual de Educação do Campo do Maranhão (2016-2018). Pesquisadora do Grupo de Estudo sobre Política, Lutas Sociais e Ideologias (GEPOLIS) e do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Econômico e Agricultura no Brasil (DEAB) – UFMA. ID Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0207-3487. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/6291232931056258. E-mail michelle.sena.slz@gmail.com

Roberto Leher, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Atua no Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX). Pesquisador do CNPq. Colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5063-8753; ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/6873414697016839. E-mail: leher.roberto@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-02-07

Como Citar

Weisheimer, N., Araújo, M. S. R. de, & Leher, R. . (2022). Questão agrária, formação social brasileira e dependência . Princípios, 41(163), 240–265. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.163.010