Relações internacionais

marxismo e o caráter global do capitalismo

Autores

  • Mateus Fiorentini Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.163.013

Palavras-chave:

Relações Internacionais, Marx, Gramsci, Hegemonia

Resumo

O presente trabalho consiste em uma resenha da obra “Teoria das relações internacionais: contribuições marxistas” de autoria de Ana Maria Prestes Rabelo e Diego Pautasso. O livro publicado no ano de 2021 tem por objetivo apresentar as reflexões possíveis a partir do referencial teórico mencionado no que diz respeito às teorias relacionadas a área de RI. Assim, é possível identificar os aportes nos pensamentos de um conjunto de intelectuais vinculados ao marxismo ao referido campo de estudos. Entre eles podem ser mencionados os conceitos de hegemonia, frações de classe, alianças e relações de força, sistemas de governança global, assim como a relação entre os projetos de desenvolvimento e seus impactos em nível global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Fiorentini, Universidade de São Paulo - USP

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (USP). Professor da rede privada de ensino do Rio Grande do Sul. Integra o grupo de trabalho do Espaço LatinoAmericano e Caribenho de Educação Superior para a III Conferência Mundial de Educação Superior da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Compõe o movimento Kairós Educacional. Foi diretor de Relações Internacionais da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), secretário-executivo da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes, diretor de Solidariedade Internacional e Formação da União da Juventude Socialista (UJS) e vice-presidente da Federação Mundial das Juventudes Democráticas.

Downloads

Publicado

2022-02-07

Como Citar

FIORENTINI, M. (2022). Relações internacionais: marxismo e o caráter global do capitalismo. Princípios, 41(163), 319–329. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2022.163.013