Contribuições do interacionismo simbólico para uma reflexão sobre educação a distância e ensino remoto emergencial em tempos de pandemia e isolamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2021.161.010

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Pandemia, Interacionismo simbólico, Erving Goffman, Peter Berger

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar reflexões sobre a educação utilizando recursos a distância e sua tentativa de implementação em situação adversa e atípica, durante isolamento social e forçado, vivido no Brasil e boa parte do mundo na primeira metade de 2020, na pandemia causada pela doença covid-19. Como eixo articulador da reflexão sobre os desafios, os prós e os contras da modalidade desde a educação infantil até o ensino superior, serão utilizadas observação participante, pesquisa documental e bibliográfica, sobretudo conceitos próprios do interacionismo simbólico elaborados por Erving Goffman e Peter Berger, tais como máscaras, fachadas, papéis, representação, identidade e socialização formal.

 

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Biografia do Autor

Andréa Vettorassi, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, é professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Sociologia e da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Contato: avettorassi@ufg.br.

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

Vettorassi, A. (2021). Contribuições do interacionismo simbólico para uma reflexão sobre educação a distância e ensino remoto emergencial em tempos de pandemia e isolamento social. Princípios, 40(161), 220–244. https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2021.161.010