Contribuições do interacionismo simbólico para uma reflexão sobre educação a distância e ensino remoto emergencial em tempos de pandemia e isolamento social
DOI:
https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2021.161.010Palavras-chave:
Ensino remoto emergencial, Pandemia, Interacionismo simbólico, Erving Goffman, Peter BergerResumo
O presente artigo objetiva apresentar reflexões sobre a educação utilizando recursos a distância e sua tentativa de implementação em situação adversa e atípica, durante isolamento social e forçado, vivido no Brasil e boa parte do mundo na primeira metade de 2020, na pandemia causada pela doença covid-19. Como eixo articulador da reflexão sobre os desafios, os prós e os contras da modalidade desde a educação infantil até o ensino superior, serão utilizadas observação participante, pesquisa documental e bibliográfica, sobretudo conceitos próprios do interacionismo simbólico elaborados por Erving Goffman e Peter Berger, tais como máscaras, fachadas, papéis, representação, identidade e socialização formal.