Chamada de artigos revista Princípios – edição nº 165

2022-04-06

 

Chamada de artigos revista Princípios – edição nº 165

DOSSIÊ DEPENDÊNCIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: DEBATES E HORIZONTE PROGRAMÁTICO

 

A revista Princípios (ISSN:1415-7888; E-ISSN: 2675-6609), periódico científico de teoria, política e cultura,  torna pública a chamada de artigos e ensaios para o dossiê temático “Dependência e desenvolvimento econômico: debates e horizonte programático”, organizado pelo professor Elias Jabbour (Uerj), com publicação prevista para setembro de 2022.

O tema do desenvolvimento social e econômico em países da periferia do capitalismo sempre foi objeto da atenção de autores das mais diversas áreas: Economia, Geografia, História, Sociologia, Relações Internacionais, Filosofia, Linguística e outras. Ao longo do tempo, essa temática revelou-se um objeto complexo, com ramificações e interfaces em diferentes campos do saber.

Nesse terreno, a perspectiva marxista construiu fortuna teórica digna de destaque. Essa construção tem início ainda no marxismo clássico, por meio dos trabalhos de Vladímir Lênin. O teórico e líder revolucionário russo forneceu aportes decisivos, com destaque para o conceito de desenvolvimento desigual.

Dentro do debate sobre a dependência, ganharam destaque nas últimas décadas as chamadas “teorias da dependência”. Elas são parte de um imenso esforço teórico que incluiu ativamente o marxismo, embora não se tenha restringido a ele. Esse esforço, iniciado no pós-Segunda Guerra, tinha o sentido de sistematizar teorias do desenvolvimento que fossem capazes de responder a uma grande questão da época: como evitar a eclosão de uma nova guerra mundial?

O sucesso da dinâmica econômica soviética em meio à crise de 1929 e a derrota imposta por essa dinâmica à maior máquina de guerra, até então, da história chamou atenção para o papel da planificação econômica e da regulação estatal da economia como forma de contornar os efeitos mais nocivos do capitalismo. Por outro lado, a onda de descolonização da África e da Ásia trouxe para a esfera da política o direito de cada país à autonomia, ao desenvolvimento e ao planejamento.

No campo da heterodoxia econômica, além da influência de autores como Keynes e Schumpeter, ao menos duas grandes escolas podem e devem ser destacadas: os “estruturalismos” anglo-saxão e latino-americano. Nesse sentido, as chamadas teorias da dependência podem ser vistas tanto como expressão do estruturalismo latino-americano (Prebisch, Furtado, FHC, Faletto) quanto como uma corrente marxista crítica que ganhou destaque com as obras de intelectuais como Ruy Mauro Marini, André Gunder Frank, Theotônio dos Santos e Vânia Bambirra.

Outros autores marxistas, como o brasileiro Ignácio Rangel, abordaram o problema da dependência em outra chave. Rangel pode ser visto como uma expressão tanto criativa quanto altamente crítica às teorias da dependência, dado seu esforço de construção de economias políticas nacionais, não generalizantes, para a explicação e construção de alternativas ao atraso e ao subdesenvolvimento.

Novamente ganha força no debate público brasileiro e latino-americano, notadamente no campo marxista, o debate sobre o desenvolvimento econômico em conexão com os problemas da dependência e do subdesenvolvimento. Essa edição da revista Princípios buscará aprofundar sínteses sobre essa temática, buscando não apenas resgatar o cabedal teórico a ela relacionada, mas também prospectar as soluções que o debate sobre a dependência pode apontar para os destinos do Brasil e da América Latina.

Espera-se que as submissões ao dossiê tragam reflexões críticas sobre os seguintes eixos temáticos:

 

1. A abordagem leninista sobre o fenômeno do desenvolvimento desigual;

2. As teorias da dependência enquanto construção intelectual, envolvendo os trabalhos de autores como Ruy Mauro Marini, André Gunder Frank, Theotônio dos Santos e Vânia Bambirra, de um lado, e Celso Furtado, Raúl Prebisch, Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto, de outro; suas principais contribuições e limites conceituais;

3. As teorias — estruturalista e marxista — da dependência na história econômica brasileira: principais contribuições intelectuais à compreensão das raízes do subdesenvolvimento nacional;

4. O pensamento independente de Ignácio Rangel: uma crítica às teorias da dependência?

5. Dependência cultural e alienação da consciência nacional. A contribuição de autores como Frantz Fanon, Amílcar Cabral, Álvaro Vieira Pinto e outros;

6. A dependência e o futuro do Brasil: contribuições ao debate sobre a reconstrução nacional.

 

 

Os temas propostos não são exaustivos. Outras questões, pautas e abordagens pertinentes ao tema do dossiê podem ser propostas e acatadas. 

A revista também aceitará contribuições de relatos de pesquisas, ensaios e resenhas com temáticas diversas, a fim de compor as demais seções da publicação, não diretamente relacionadas à temática do dossiê.

As contribuições devem consistir em textos originais e inéditos escritos em português ou traduzidos para esse idioma com autorização de seus autores e que estejam em conformidade com as normas da revista (disponíveis em anexo).

As contribuições deverão ser submetidas no endereço eletrônico https://revistaprincipios.emnuvens.com.br/principios/about/submissions até o dia 30 de junho de 2022.

 

 

São Paulo, 16 de março de 2022.

 

 

Comitê Editorial da revista Princípios